Omega Energia (MEGA3) lidera altas entre as small caps em junho

Ibovespa: Omega Energia liderou altas entre as small caps . Foto: Pixabay
Ibovespa. Foto: Pixabay

O SMLL, índice de small caps da bolsa de valores brasileira, apresentou queda de 16,33% em junho, encerrando o período com cerca de 1.900 pontos. O índice alcançou a sua terceira queda mensal seguida, a pior performance para um mês desde março de 2020.

A desvalorização das small caps veio em linha com o cenário adverso do mercado de ações e outros ativos de renda variável, em meio ao aumento dos juros e a adoção de políticas econômicas aplicadas por bancos centrais com objetivo de controlar o avanço da inflação. No mês anterior, o índice apresentou queda de 1,82%. O Ibovespa também teve a pior performance desde março de 2020, caindo 11,50%.

O índice de small caps permaneceu em tendência de baixa do início ao fim de junho. Na primeiro sessão deste período, o preço de abertura era de 2.270 pontos, alcançando a mínima do mês no último pregão, aos 1.877 pontos. De um total de 22 sessões do SMLL no período, somente 6 delas fecharam com resultado positivo – 72,7% ficaram em queda.

Algumas poucas small caps impactaram positivamente o índice SMLL: somente oito empresas tiveram alta. Entre essas valorizações, o destaque foi Omega Energia (MEGA3), que variou +11,11%. Outra small cap que impulsionou o índice para cima foi a Fleury (FLRY3), que teve alta de 7,38% em seu valor.

Outras small caps que impactaram de forma positiva o SMLL foram Iochpe-Maxion (MYPK3), subindo 5,44% e Blau Farmacêutica (BLAU3), com queda de 4,35%. Fechando esse ranking, a ação da Dommo (DMMO3) obteve uma alta mensal de 4,35%.

Veja um resumo das 5 small caps que mais caíram no mês de maio:

  • Omega Energia (MEGA3): +11,11%
  • Fleury (FLRY3): +7,38%
  • Iochpe-Maxion (MYPK3): +5,44%
  • Blau Farmacêutica (BLAU3): +5,21%
  • Dommo (DMMO3): 4,35%

Como funciona o índice de small caps (SMLL)?

Segundo o site da B3, o Índice de Small Caps (SMLL) corresponde a uma carteira teórica de ações, com critérios e metodologias escolhidas pela Bolsa de Valores do Brasil. Do mesmo modo, o objetivo de sua criação é medir a performance média de valor das ações de empresas que têm uma capitalização de mercado mais baixa.

Os ativos que compõe o índice SMLL dever estar listados na B3, mas não podem estar na lista de empresas que correspondem a 85% da capitalização total de mercado das empresas da bolsa.

No entanto, ele precisa fazer parte da lista dos 99% mais negociados da bolsa. Vale destacar que uma categoria abaixo das small caps são as ações com valor de negociação abaixo de R$ 1,00, chamadas de “penny stocks”, e que não compõe o índice SMLL.

O SMLL não é um ativo que pode comprado ou vendido, já que ele é apenas uma carteira teórica representativa. Para negociar ativos que representem um conjunto de small caps, existe a possibilidade de negociar o ETF iShares BM&FBovespa Small Cap Fundo de Índice (SMALL11).

O post Omega Energia (MEGA3) lidera altas entre as small caps em junho apareceu primeiro em Suno Notícias.



Leia na integra…

Por: João Vitor Jacintho – Suno

Deixe um comentário

15 + 17 =