Magazine Luiza (MGLU3) lidera reclamações no início da Black Friday; Veja a lista

Magazine Luiza (MGLU3) lidera reclamações no início da Black Friday; Veja a lista
Magazine Luiza (MGLU3) lidera reclamações no início da Black Friday; Veja a lista. Foto: Divulgação

O Magazine Luiza (MGLU3) liderou o número de reclamações no Reclame Aqui, considerando o período de 12h da última quarta-feira (23) até às 6h de sexta-feira (25), durante o “esquenta” Black Friday.

No total, o número de reclamações do Magazine Luiza foi de 248, conforme dados do relatório do Reclame Aqui e divulgado pelo portal Infomoney.

Na segunda posição veio Amazon (AMZO34), com quase metade das notificações do Magazine Luiza, totalizando 128. Já na terceira colocação vem Casas Bahia, com 113.

Desde que o monitoramento começou a ser realizado, a Black Friday 2022 registrou 5.447 reclamações no Reclame Aqui, número inferior ao observado em 2021, considerando o mesmo período de comparação.

Entre as maiores ocorrências, se destaca as insatisfações com “Propaganda enganosa”, que representou 16,94% do total. O atraso de entrega corresponde a 16,58%, sendo os dois problemas mais notificados.

As empresas com o maior número reclamações foram:

  • Magazine Luiza – 248
  • Amazon – 128
  • Casas Bahia (loja online) – 113
  • Shopee – 93
  • Americanas (loja online) – 91
  • Yeesco – 80
  • 2R Store – 76
  • iFood – 65
  • Appmax – 65
  • Americanas Entregas (o2o) – 65

O Infomoney procurou Magazine Luiza, Amazon e Casas Bahia para falar a respeito das reclamações de clientes no Reclame Aqui.

A Via (VIIA3) disse em nota que “antecipou o início da Black Friday para 19 de outubro e que as demandas avaliadas no Reclame Aqui se tratam, em sua maioria, de casos pontuais, que já estão em tratativa”.

A empresa detentora das Casas Bahia ainda se comprometeu a manter o atendimento sem interrupções durante a campanha de promoções da Black Friday, que se iniciou no dia 30 de novembro.

Já o Magazine Luiza diz que “responde a todas as dúvidas e reclamações de seus clientes, em qualquer momento do ano”.

A empresa de varejo de Luiza Trajano também destacou o reforço que vem sendo feito em suas equipes para o atendimento de clientes na Black Friday em diferentes veículos, como chat, redes sociais, e-mail e telefone. Além disso, afirmou que tem a pretensão de atender os consumidores ininterruptamente durante o período de ofertas.

A Amazon, por sua vez, não se manifestou até o momento a respeito do assunto.

O número de reclamações na Black Friday teve uma queda de 4% em 2022, quando comparado aos dados de 2021.

Uma das razões foi a divisão de atenções do evento de promoções do varejo com a Copa do Mundo, que acontece pela primeira vez “fora de época” e coincide com a data da Black Friday, conforme explicou Edu Neves, CEO do Reclame Aqui.

Somado a isso, o jogo da seleção brasileira contra a Sérvia ocorreu um dia antes da Black Friday, dividindo ainda mais as atenções dos consumidores.

Cotação do Magazine Luiza

As ações do Magazine Luiza encerraram a sessão desta sexta-feira (25) em queda de 5,00%, a R$ 3,42. Na semana, os papéis da empresa varejista acumularam alta de 8,57%.



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Por: João Vitor Jacintho – Suno

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