Febraban diz que premissas do novo arcabouço fiscal são positivas para estabilidade da dívida pública

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou, nesta quinta-feira (30), uma nota de apoio às medidas anunciadas pela equipe econômica do governo federal no âmbito do novo arcabouço fiscal.

No entendimento da instituição, a iniciativa do Ministério da Fazenda representa um avanço, porque “procura combinar as prioridades sociais do país com o necessário controle da expansão dos gastos públicos”.

A nota, assinada pelo presidente da instituição, Isaac Sidney, também destaca que, ao estabelecer limites para o crescimento de despesas e criar metas de resultado primário, a nova regra fiscal demonstra um movimento do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na direção da previsibilidade da dívida pública.

Pela nova regra, o crescimento de despesas ficaria limitado a 70% da variação da receita primária em um período de 12 meses, respeitando um máximo de 2,5%.

Em uma demonstração de otimismo no comunicado divulgado, a Febraban acredita que a execução do novo conjunto de regras pode possibilitar um recuo da dívida pública em relação ao PIB no futuro.

“Ainda que seja necessário conhecer e aprofundar seus detalhes, a proposta anunciada representa um avanço na busca da trajetória sustentável da dívida pública, ao estabelecer limites para a expansão das despesas do setor público combinada com metas de resultado primário ambiciosas, com a previsão de zeragem do déficit primário já em 2024”, diz a instituição na nota.

“A proposta também tem o mérito de buscar um horizonte de estabilidade da dívida, ao definir regras para a gestão das finanças públicas que sejam, ao mesmo tempo, razoavelmente ambiciosas, mas críveis em sua execução”, prossegue.

A Febraban também destaca que a concepção e execução da nova regra fiscal é um “processo em construção” e, desta forma, se coloca à disposição da Fazenda para dialogar e encontrar formas de torná-la bem-sucedida no futuro.

De acordo com o governo, a previsão é que o projeto de lei complementar do novo arcabouço seja encaminhado ao Congresso Nacional na próxima semana.

The post Febraban diz que premissas do novo arcabouço fiscal são positivas para estabilidade da dívida pública appeared first on InfoMoney.



Leia na integra…

Por: luispereira – InfoMoney

Deixe um comentário