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Enel é multada em R$ 165 mi por mau serviço prestado a consumidores em apagão em SP

A Enel, concessionária responsável pela oferta de energia elétrica na capital paulista e em 23 municípios da região metropolitana, foi multada em R$ 165,8 milhões pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) devido à má atuação no apagão registrado em novembro do ano passado, que afetou milhões de consumidores da Grande SP e demora de até uma semana para o restabelecimento completo do serviço.

Segundo a Reuters, o auto de infração foi emitido pela superintendência de fiscalização técnica do órgão regulador e se tornou público nesta sexta-feira (9).

A Enel ainda pode apresentar recurso da decisão, que deverá ser apreciado pela área técnica e posteriormente pela diretoria da Aneel.

Procurada pelo InfoMoney, a Enel afirmou que “não vai comentar”.

O que aconteceu?

A empresa vem enfrentando problemas desde as fortes chuvas que deixaram milhões sem luz no último ano. Em novembro, pelo menos 2,1 milhões de pessoas ficaram sem energia após a tempestade que atingiu São Paulo. Muitos consumidores ficaram até uma semana às escuras.

Mais recentemente, nesta semana, após novos apagões em São Paulo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou que os novos casos sejam incluídos no processo administrativo que tramita na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada à pasta, desde dezembro de 2023.

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Por: Giovanna Sutto – InfoMoney

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