O Conceito de Palavra Chave em SEO

O Conceito de Palavra Chave em SEO

<p>Voc&ecirc; gostaria de ser o primeiro lugar do Google para todos os termos do seu mercado?</p> <p><strong>As palavras-chave s&atilde;o o caminho para isso</strong>.</p> <p>Apenas repetir um termo ao longo do texto n&atilde;o basta, voc&ecirc; deve entender o que o leitor quer ao entrar no Google e acessar um site por essa palavra.</p> <p>Essa &eacute; chave para mapear e construir textos matadores no <strong>Google</strong>. As t&eacute;cnicas s&atilde;o fundamentais, mas isso &eacute; o mais importante.</p> <p>No <a href="https://tec2web.com.br/post/qual-o-conceito-de-marketing-digital">Marketing Digital</a>, saber o que &eacute; palavra-chave &eacute; essencial, principalmente por se tratarem de ferramentas primordiais de uma estrat&eacute;gia de <strong>SEO</strong>.</p> <p><a href="https://tec2web.com.br/blog/otimizacao-de-sites">SEO</a> &eacute; a otimiza&ccedil;&atilde;o para motores de busca. Ele serve para ajudar as p&aacute;ginas a serem posicionadas e encontradas na busca org&acirc;nica, ou seja, sem tornar necess&aacute;rio pagar pelo ranqueamento.</p> <p><a href="https://tec2web.com.br/post/saiba-a-importancia-de-seo-no-seu-site">Quando come&ccedil;amos a estudar SEO</a>, um dos pontos mais falados &eacute; sobre as palavras-chave, a escolha delas e a import&acirc;ncia desses termos que ditam as otimiza&ccedil;&otilde;es.</p> <p><strong>Mas antes disso, vamos falar um pouco sobre o tr&aacute;fego do seu site?</strong></p> <h3>O que &eacute; palavra-chave?</h3> <p>Voc&ecirc; tem ideia de o que s&atilde;o palavras-chave? <strong>As palavras-chave, ou keywords</strong>, s&atilde;o termos compostos por uma ou mais palavras com o intuito resumir um conceito, interesse ou d&uacute;vida.</p> <p>Ela torna evidente e ajuda a <strong>identificar um conte&uacute;do nos buscadores</strong> como <strong>Google</strong>, <strong>Bing</strong> e <strong>Yahoo</strong>, por exemplo.</p> <p>As palavras-chave s&atilde;o as principais ferramentas de busca dos usu&aacute;rios on-line, por isso &eacute; t&atilde;o fundamental saber o que &eacute; palavra-chave no momento de <a href="https://tec2web.com.br/post/como-funciona-o-inbound-marketing">montar sua estrat&eacute;gia digital</a>.</p> <p>Mas vamos entender de maneira pr&aacute;tica! Toda busca on-line come&ccedil;a a partir de uma ou mais palavras, como voc&ecirc; poder&aacute; ver nos exemplos abaixo:</p> <p><strong>Exemplo 1</strong>: marketing…<br /> <strong>Exemplo 2</strong>: o que &eacute; marketing digital…</p> <p>Tanto o termo &quot;marketing&quot;, quanto &quot;o que &eacute; marketing digital&quot; foram buscados com o intuito de sanar algum interesse do usu&aacute;rio.</p> <p>O primeiro termo &eacute; uma palavra-chave gen&eacute;rica, ou <strong>cauda curta</strong>, j&aacute; o segundo &eacute; uma palavra-chave de <strong>cauda longa</strong>. Conhecidas como <strong>short tail</strong> e <strong>long tail</strong>, respectivamente.</p> <h3>Cauda curta ou Short tail</h3> <p>O que &eacute; palavra-chave short tail?</p> <p>As palavras-chave de <strong>cauda curta s&atilde;o aquelas bastante gen&eacute;ricas e abrangentes</strong>, as quais n&atilde;o direcionam tanto uma pesquisa.</p> <p>Geralmente essas palavras-chave s&atilde;o formadas por uma ou duas palavras.</p> <h3>Cauda longa ou Long tail</h3> <p>O que &eacute; palavra-chave long tail?</p> <p>Bom, as palavras-chave <strong>long tail costumam ser formadas por tr&ecirc;s ou mais palavras</strong>, formando ent&atilde;o uma pequena frase, a qual torna a busca mais personalizada.</p> <p>Inclusive, geralmente o termo gen&eacute;rico est&aacute; dentro da palavra-chave de cauda longa.</p> <h3>Por exemplo:</h3> <p>O que &eacute; palavra-chave gen&eacute;rica: <strong>marketing digital</strong><br /> O que s&atilde;o palavras-chave cauda longa: &quot;<strong>como fazer marketing digital</strong>&quot;, &quot;<strong>guia completo de marketing digital</strong>&quot;, &quot;<strong>estrat&eacute;gias para investir em marketing digital</strong>&quot; e etc.</p> <p><strong>Mas qual a import&acirc;ncia disso para os anunciantes ou profissionais de marketing</strong>?</p> <p>O que as palavras-chave dizem sobre os consumidores, como e para que &eacute; necess&aacute;rio inclu&iacute;-las nos estudos? Antes de esclarecermos essa d&uacute;vida, vamos tratar de um ponto lingu&iacute;stico das palavras-chave.</p> <h3>Palavras-chave e SEO</h3> <p>O uso das palavras-chave &eacute; algo recorrente, e altamente eficiente, <strong>quando falamos de otimiza&ccedil;&atilde;o para que o seu site fique bem posicionado nas buscas</strong>. Como <a href="https://tec2web.com.br/post/diferenca-entre-seo-e-links-patrocinados">t&eacute;cnica de SEO (Search Engine Optimization)</a> as palavras-chave devem ser usadas de forma estrat&eacute;gica, pensadas e definidas dentro de um planejamento efetivo da sua <a href="https://tec2web.com.br/post/o-que-e-marketing-de-conteudo-afinal">estrat&eacute;gia de marketing</a>.</p> <p><strong>Meta Descriptions:&nbsp;</strong>Quando falamos sobre a otimiza&ccedil;&atilde;o do site precisamos lembrar e dar a devida import&acirc;ncia &agrave;s meta descriptions. Voc&ecirc; sabe o que s&atilde;o?</p> <p>Bem, a meta description nada mais &eacute; do que a descri&ccedil;&atilde;o que aparece para o Google (<strong>sabe aquele resuminho que aparece logo abaixo do t&iacute;tulo que aparece em azul? &Eacute; exatamente isso!</strong>).</p> <p>Ela deve ser feita de forma direta, mas sem deixar de ser estimulante para que as pessoas visitem as p&aacute;ginas. Incluir a palavra-chve do conte&uacute;do na meta drescription &eacute; essencial!</p> <p><strong>Url:&nbsp;</strong>Al&eacute;m de sempre pensar na experi&ecirc;ncia do usu&aacute;rio e <strong>criar url&rsquo;s que sejam amig&aacute;veis</strong>, outro ponto important&iacute;ssimo para a otimiza&ccedil;&atilde;o dos conte&uacute;dos &eacute; o pr&oacute;prio endere&ccedil;o da p&aacute;gina.</p> <p>Tente criar um endere&ccedil;o que seja simples e auto-explicativo. A melhor maneira de utilizar a url &eacute; incluir a palavra-chave nessa &aacute;rea.</p> <p><strong>SEO Title:&nbsp;</strong>N&atilde;o &eacute; apenas o t&iacute;tulo do seu blog que deve contar a palavra-chave previamente definida.</p> <p><strong>Diferente do t&iacute;tulo da p&aacute;gina, o t&iacute;tulo de SEO</strong> &eacute; o que ser&aacute; exibido quando seu conte&uacute;do aparecer nas pesquisas realizadas pelo Google, bem como nos compartilhamentos de redes sociais. Neste ponto, tamb&eacute;m &eacute; essencial que a palavra-chave esteja presente.</p> <p><strong>Title Tag:&nbsp;</strong>As palavras-chave tamb&eacute;m precisam ser utilizadas nos t&iacute;tulos internos dos seus artigos. Dependendo do formato do seu blog, possivelmente o title tag ser&aacute; o mesmo que o H1.</p> <p>Independente se ele for, ou n&atilde;o, o <strong>H1</strong> do seu blog, a regra &eacute; que a palavra-chave sempre deve estar presente. Diferente do SEO title que tem o objetivo de fazer algu&eacute;m sair da p&aacute;gina de busca, o Title Tag &eacute; o t&iacute;tulo que tem o objetivo de garantir que um leitor permane&ccedil;a na sua p&aacute;gina e continue a ler seu artigo.</p> <p>Neste caso, o uso pode ser em qualquer lugar, desde que ela esteja presente.</p> <h3>As palavras-chave em Links Patrocinados</h3> <p><a href="https://tec2web.com.br/post/diferenca-entre-seo-e-links-patrocinados">Links Patrocinados</a>, assim como j&aacute; explicamos anteriormente, &eacute; um tipo de publicidade on-line que trabalha a partir do Google AdWords, uma plataforma para anunciantes chegarem de maneira assertiva em seu p&uacute;blico na rede de pesquisa e de conte&uacute;do do Google.</p> <p>Mas qual a import&acirc;ncia de o que &eacute; palavra-chave para eles? Toda! <strong>O ponto de partida dos links patrocinados s&atilde;o as palavras-chave</strong>.</p> <p>Nesse caso, cada palavra-chave anunciada recebe um lance. O valor desse lance varia de acordo com o volume de procura do termo, al&eacute;m da concorr&ecirc;ncia das pessoas e empresas anunciando determinadas palavras-chave.</p> <p>Ao configurar a sua conta no <strong>Google Adwords</strong>, voc&ecirc; pode escolher qual tipo de pagamento da campanha deve ser feito: o<strong> CPC (custo por clique)</strong>, o <strong>CPM (custo por mil impress&otilde;es)</strong> ou <strong>CPA (custo por aquisi&ccedil;&atilde;o)</strong>.</p> <p>O valor apresentado para cada uma das palavras-chave representa o pre&ccedil;o m&aacute;ximo que pode ser pago por aquele an&uacute;ncio.</p> <p>Ok, mas como escolher as palavras-chave ideais para o meu neg&oacute;cio na estrat&eacute;gia de links patrocinados?</p> <p>&Eacute; importante come&ccedil;ar procurando termos de baixa concorr&ecirc;ncia e valores estimados baixos para que o an&uacute;ncio possa ser exibido diversas vezes para as pessoas que fizerem as pesquisas correspondentes, independente do or&ccedil;amento estipulado.</p> <p>Por outro lado, se estivermos lidando com uma estrat&eacute;gia mais aprofundada de Google Adwords palavras-chave, &eacute; <strong>importante trabalhar com grupos de an&uacute;ncios com diversas varia&ccedil;&otilde;es de palavras-chave</strong>, atentando-se as pesquisas da persona e p&uacute;blico-alvo, podendo utilizar um or&ccedil;amento maior para ter sucesso.</p> <h3>As palavras-chave nas redes sociais</h3> <p>&Eacute; poss&iacute;vel tamb&eacute;m pensar na estrat&eacute;gia de o que &eacute; palavra-chave para as redes sociais.</p> <p>Al&eacute;m de serem incr&iacute;veis para divulgar os conte&uacute;dos publicados, as redes sociais exercem um papel muito importante no uso de palavras-chave.</p> <p><strong>Mas como atuar com uma estrat&eacute;gia de o que &eacute; palavra-chave ideal para redes sociais</strong>?</p> <p>Para come&ccedil;ar com o p&eacute; direito nessa estrat&eacute;gia, encontre o seu p&uacute;blico nas redes, as quais voc&ecirc; utilizar&aacute; para fazer suas publica&ccedil;&otilde;es, e pesquise as formas como eles se comunicam para esclarecer as d&uacute;vidas sobre os assuntos com as palavras-chave.</p> <p>As hashtags tamb&eacute;m ajudam a potencializar suas palavras-chave nas redes sociais.</p> <h3>o que &eacute; palavra-chave – hashtag:&nbsp;</h3> <p>Uma vez que o conte&uacute;do publicado nas redes sociais, como anexos, imagens e legendas, n&atilde;o &eacute; indexado pelos rob&ocirc;s do Google, a &uacute;nica maneira de fazer esta indexa&ccedil;&atilde;o &eacute; atrav&eacute;s das hashtags.</p> <p>Elas s&atilde;o consideradas hiperlinks, as quais s&atilde;o respons&aacute;veis por reunir todas as postagens a partir de um determinado termo acompanhado do uso da &ldquo;#&rdquo; em uma s&oacute; busca.</p> <p><strong>Mas lembre-se</strong>: &eacute; importante que elas fa&ccedil;am sentido com o conte&uacute;do publicado.</p> <p><strong>Se voc&ecirc; simplesmente utilizar hashtags com grande volume de busca nas redes sociais</strong>, sem que ela se relacione ao seu post, o p&uacute;blico pode interpretar que voc&ecirc; est&aacute; apenas procurando por mais visualiza&ccedil;&otilde;es para suas publica&ccedil;&otilde;es, sem se importar com as preocupa&ccedil;&otilde;es e d&uacute;vidas da persona, o que pode acabar te afastando seu p&uacute;blico e prejudicando sua estrat&eacute;gia.</p> <p>Al&eacute;m disso, &eacute; importante escolher as palavras-chave e express&otilde;es valiosas para quem for procurar por tal conte&uacute;do!</p> <h3>Principais ferramentas</h3> <p>No come&ccedil;o da pesquisa de palavras-chave, v&aacute;rias hip&oacute;teses s&atilde;o levantadas com base na persona, no modelo do neg&oacute;cio e na &aacute;rea em que a empresa atua. Depois disso, &eacute; a hora de validar essas palavras-chave e descobrir algumas novas por meio de ferramentas de pesquisa especializadas em SEO.</p> <p>A mais importante delas &eacute; o <a href="https://ads.google.com/intl/pt-BR_br/home/tools/keyword-planner/" target="_blank">Keyword Planner</a> do Google Adwords. Com ele, &eacute; poss&iacute;vel descobrir ideias de palavras-chave e o volume de buscas delas. Essa ferramenta ajuda na an&aacute;lise do conte&uacute;do do site e &eacute; fundamental para saber quais t&oacute;picos se conectam melhor com o seu neg&oacute;cio.</p> <p>Para explorar mais op&ccedil;&otilde;es de palavra-chave, existe o <a href="https://trends.google.com.br/trends/" target="_blank">Google Trends</a>. Com ele, &eacute; poss&iacute;vel verificar tend&ecirc;ncias de busca e comportamento dos usu&aacute;rios, o que pode ser inspirador.</p> <p>Outra ferramenta super &uacute;til &eacute; o <a href="https://keywordtool.io/" target="_blank">Keywordtool.io</a>. Ele &eacute; excelente para encontrar varia&ccedil;&otilde;es de uma mesma palavra-chave. Isso &eacute; bom porque permite dispor mais palavras-chave long tail dentro de um conte&uacute;do e obter um alcance mais amplo.</p> <p>Por fim, vale a pena citar o <a href="https://pt.semrush.com/" target="_blank">SEMRush</a>, que &eacute; uma ferramenta paga de an&aacute;lise de palavras-chave. Ela &eacute; bem completa e permite, inclusive, ver como a concorr&ecirc;ncia est&aacute; trabalhando as keywords do seu conte&uacute;do.</p> Por: Antônio Luiz Alves – Antônio Luiz Alves

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