Diferença entre SEO e Links Patrocinados

Diferença entre SEO e Links Patrocinados

<p>&Eacute; comum que algumas d&uacute;vidas surjam entre essas duas op&ccedil;&otilde;es de divulga&ccedil;&atilde;o online para a sua marca entre tantas ferramentas de <a href="https://tec2web.com.br/post/o-que-e-marketing-de-conteudo-afinal">Marketing Digital</a>.</p> <p><strong>Conquistar clientes pela Web</strong> envolve quase sempre percorrer o mesmo caminho: <strong>atrair tr&aacute;fego</strong>, <strong>gerar leads</strong>, <strong>nutri-los</strong> e, por fim, <strong>fechar a venda</strong>.</p> <p>A forma mais destacada hoje em dia &eacute; o chamado <strong>tr&aacute;fego org&acirc;nico</strong>, ou seja, quando as pessoas <strong>chegam ao seu site</strong> de forma espont&acirc;nea, <strong>sem o uso de an&uacute;ncios.</strong></p> <p>Mas, os <strong>links patrocinados</strong> tamb&eacute;m s&atilde;o uma &oacute;tima op&ccedil;&atilde;o para <strong>atrair o p&uacute;blico</strong>, e n&atilde;o devem ser descartados.</p> <h3>O que &eacute; busca org&acirc;nica?</h3> <p>A busca org&acirc;nica nos buscadores mais conhecidos exibe resultados que n&atilde;o estejam sendo exibidos mediante a algum <strong>patroc&iacute;nio</strong>, e sim conforme a <strong>rela&ccedil;&atilde;o de conte&uacute;dos disponibilizados nos sites</strong> com o termo de busca. O algoritmo desses buscadores &eacute; o respons&aacute;vel por fazer uma leitura do <a href="https://tec2web.com.br/post/o-que-e-marketing-de-conteudo-afinal">conte&uacute;do do site</a> e identificar os sites com <strong>conte&uacute;dos mais qualificados e relevantes para exib&iacute;-los na primeira posi&ccedil;&atilde;o</strong>.</p> <h3>As vari&aacute;veis dos resultados de busca org&acirc;nicos</h3> <p>O <strong>Google</strong> e demais buscadores utilizam muitas vari&aacute;veis para determinar o <strong>ranqueamento dos resultados de busca</strong>. Os tr&ecirc;s elementos b&aacute;sicos s&atilde;o:</p> <p><strong>- On Page</strong>: s&atilde;o elementos de estrutura&ccedil;&atilde;o da <a href="https://tec2web.com.br/blog/criacao-de-sites">programa&ccedil;&atilde;o do site</a>. Na programa&ccedil;&atilde;o constam alguns itens que influenciam no posicionamento;</p> <p><strong>- Off Page</strong>: tamb&eacute;m conhecido como <a href="https://tec2web.com.br/post/quanto-tempo-demora-para-o-link-building-fazer-efeito-seo">link building</a>, &eacute; um dos fatores de <strong>mais import&acirc;ncia no ranqueamento</strong>. O algoritmo do Google, por exemplo, assume que quanto mais <strong>refer&ecirc;ncias seu blog</strong> possuir maior &eacute; a tend&ecirc;ncia a seu <a href="https://tec2web.com.br/post/o-que-e-marketing-de-conteudo-afinal">conte&uacute;do ter qualidade</a> e relev&acirc;ncia perante as demais;</p> <p><strong>- Experi&ecirc;ncia do usu&aacute;rio</strong>: a experi&ecirc;ncia do usu&aacute;rio ao navegar em um <a href="https://tec2web.com.br/blog/sites/voce-precisa-refazer-seu-site-agente-te-explica">website</a> &eacute; um crit&eacute;rio muito importante para <strong>definir seu posicionamento</strong>. O tr&acirc;nsito e a&ccedil;&otilde;es do usu&aacute;rio como: o <strong>tempo de perman&ecirc;ncia</strong> e a <strong>quantidade de p&aacute;ginas visitadas</strong> indica que seu site tem sido efetivo em suprir as expectativas do visitante.</p> <h3>Quais os principais benef&iacute;cios do uso do SEO?</h3> <p>- Atra&ccedil;&atilde;o de tr&aacute;fego em fun&ccedil;&atilde;o da otimiza&ccedil;&atilde;o do conte&uacute;do do seu site e uma sele&ccedil;&atilde;o planejada de palavras-chave;<br /> – Aumento de reconhecimento e autoridade;<br /> – Fortalecimento da sua marca no universo digital.</p> <p>O <a href="https://tec2web.com.br/post/saiba-a-importancia-de-seo-no-seu-site">SEO</a>, portanto, &eacute; uma estrat&eacute;gia que surte efeitos e resultados concretos a longo prazo, exigindo at&eacute; meses para que seu website possa atingir posi&ccedil;&otilde;es melhores nos resultados de busca. Embora exijam tempo e dedica&ccedil;&atilde;o, as boas a&ccedil;&otilde;es de SEO, com foco na experi&ecirc;ncia usu&aacute;rio, facilitam o rastreamento e leitura dos buscadores e consequentemente melhoram seus posicionamentos nos resultados de busca.</p> <h3>O que s&atilde;o links patrocinados?</h3> <p>Al&eacute;m das <a href="https://tec2web.com.br/blog/otimizacao-de-sites">t&eacute;cnicas de SEO</a>, outra alternativa s&atilde;o os links patrocinados. Os <strong>links patrocinados</strong> s&atilde;o os resultados onde seu <strong>site &eacute; rankeado</strong> sob alguns fatores claros e abertos (<strong>custo por clique + &iacute;ndice de qualidade + url destino de qualidade = &oacute;timas posi&ccedil;&otilde;es</strong>).</p> <p>Nesse caso, o <strong>servi&ccedil;o &eacute; pago</strong> a cada clique e normalmente aparecem nos <strong>primeiros posicionamentos dos resultados de busca</strong>. O que diferencia os <strong>resultados patrocinados</strong> dos <strong>org&acirc;nicos</strong> &eacute; a etiqueta com o termo &quot;An&uacute;ncio&quot;&nbsp;ou &quot;Patrocinado&quot;&nbsp;antes do link que indica que aquele posicionamento &eacute; pago.</p> <p>Os links patrocinados possuem caracter&iacute;sticas distintas junto do resultado como: telefones, endere&ccedil;os, <strong>CTA</strong> (chamadas para a&ccedil;&atilde;o, por exemplo: Confira!), informa&ccedil;&otilde;es de descontos, pre&ccedil;os, sitelinks, entre outros.<br /> O Google &eacute; o principal buscador, e sua ferramenta de an&uacute;ncio &eacute; o <strong>Google Ads</strong> (antigo Google Adwords).</p> <p>O pre&ccedil;o estipulado para cada clique recebido no seu an&uacute;ncio baseia-se nos lances e modalidade de <strong>concorr&ecirc;ncia das palavras-chaves</strong> que voc&ecirc; usar&aacute; para ativar seu an&uacute;ncio. No Google Ads voc&ecirc; estipula a quantidade de investimento que quer fazer, entretanto, as palavras-chave, <strong>dependendo do segmento</strong> podem influir na concorr&ecirc;ncia e consequentemente nos lances, que tendem a ser proporcionais a concorr&ecirc;ncia.</p> <p>Anunciar no Google &eacute; uma realidade extremamente lucrativa e pode-se afirmar com exatid&atilde;o o retorno sobre o <strong>investimento &eacute; bem r&aacute;pido</strong>. No entanto, &eacute; preciso ter disciplina para acompanhar o desempenho de suas campanhas no Google Ads e <strong>realizar otimiza&ccedil;&otilde;es regularmente &eacute; essencial</strong>.</p> <p><strong>Vale lembrar que os resultados destas estrat&eacute;gias s&atilde;o muito mais r&aacute;pidas que no SEO</strong>, mas tem suas desvantagens, visto que dependem da sua disponibilidade financeira para investimento</p> <h3>Quais os principais benef&iacute;cios do uso dos Links Patrocinados?</h3> <p>Para compreender porque essa estrat&eacute;gia &eacute; t&atilde;o eficiente, listamos algumas das vantagens trazidas pelos Links Patrocinados:</p> <p>- Adaptar o fluxo de investimentos para alavancar os resultados, e aumentar o or&ccedil;amento de acordo com as m&eacute;tricas e retornos;<br /> – Propriet&aacute;rios de empresas que n&atilde;o possuam conhecimento necess&aacute;rio ou equipe capacitada para gerenciar suas campanhas no Google Ads, conseguem contratar uma consultoria externa ou uma ag&ecirc;ncia;<br /> – Possui m&eacute;tricas que permitem mensurar a efici&ecirc;ncia e performance das estrat&eacute;gias para determinar os acertos e corrigir os erros;<br /> – Uma campanha bem estruturada j&aacute; apresenta resultados ben&eacute;ficos em prazos curtos, como aumento de sess&otilde;es no seu site, liga&ccedil;&otilde;es ou vendas de produtos, por exemplo;<br /> – O investimento em links patrocinados n&atilde;o &eacute; determinado pelo porte da empresa. &Eacute; poss&iacute;vel determinar um investimento que n&atilde;o comprometa o seu financeiro;<br /> – Possui uma infinidade de canais para exibi&ccedil;&atilde;o de publicidade, principalmente na rede de Display;<br /> – O Google Analytics permite mensurar e visualizar uma s&eacute;rie de indicadores relevantes que torna o processo de planejamento muito mais c&ocirc;modo;<br /> – A publicidade online permite atingir diversos p&uacute;blicos, independentemente de sua localiza&ccedil;&atilde;o e s&atilde;o exibidos com prioridade nos resultados de busca;<br /> – As convers&otilde;es resultantes do investimento em links patrocinados s&atilde;o consideravelmente maiores, se comparados ao SEO;<br /> – As segmenta&ccedil;&otilde;es permitem que os mecanismos de buscas identifiquem pessoas que se encaixem em um perfil determinado ou que possuam interesse em determinados t&oacute;picos para exibir seus an&uacute;ncios de maneira muito mais qualificada.</p> <h3>Link Patrocinado n&atilde;o substitui o SEO!</h3> <p>Muitas s&atilde;o as <a href="https://tec2web.com.br/post/diferenca-entre-seo-e-links-patrocinados">diferen&ccedil;as entre SEO e Links patrocinados</a>, como deu para ver at&eacute; aqui. Mas &eacute; importante ressaltar que s&atilde;o servi&ccedil;os complementares e que possuem suas devidas import&acirc;ncias dentro do universo do marketing digital. O que indicamos &eacute; que o <strong>trabalho de SEO e links patrocinados sejam utilizados em conjunto</strong>.</p> <p>Invista de forma constante e objetiva em SEO, separe uma porcentagem do lucro para realizar investimentos em links patrocinados e jamais deixe de <strong>trabalhar um conte&uacute;do qualificado e a programa&ccedil;&atilde;o do seu site</strong>.</p> <h3>Tempo de retorno</h3> <p>O tempo de retorno r&aacute;pido &eacute; um dos pontos altos dos links patrocinados, mas depender&aacute; tamb&eacute;m dos seus objetivos. Como assim?</p> <p>Se tiver uma meta muito ambiciosa, voc&ecirc; ter&aacute; duas op&ccedil;&otilde;es: a primeira &eacute; reinvestir aos poucos e demorar mais tempo para alcan&ccedil;&aacute;-la.</p> <p>A segunda &eacute; aplicar uma quantia consider&aacute;vel logo no in&iacute;cio e iniciar uma campanha maci&ccedil;a para gerar bastante tr&aacute;fego em pouco tempo.</p> <h3>Erros comuns</h3> <p>Fique atento aos erros comuns que muitos cometem ao trabalhar com links patrocinados.</p> <p><strong>Marketing digital n&atilde;o &eacute; m&aacute;gica, exige planejamento e execu&ccedil;&atilde;o precisos para dar resultados</strong>.</p> <p>Infelizmente, muitos empreendedores ainda insistem em realizar estrat&eacute;gias pela metade e culpar os m&eacute;todos depois.</p> <p>&Eacute; fundamental ser cuidadoso em cada etapa do processo, desde a escolha de palavras-chave at&eacute; os canais escolhidos para anunciar.</p> Por: Antônio Luiz Alves – Antônio Luiz Alves

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