As vendas totais do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) totalizaram R$ 11,5 bilhões no terceiro trimestre de 2022, uma alta de 9,5% em relação ao 3T21, segundo informações da prévia operacional divulgada nesta quinta-feira (20).
O faturamento bruto total consolidado das operações continuadas do Grupo Pão de Açúcar teve um crescimento de 13,3% no conceito mesmas lojas no 3T22, frente ao mesmo período do ano passado.
A melhoria do crescimento de vendas veio em meio à aceleração da expansão no novo GPA Brasil.
Aceleração da expansão do GPA Brasil traz melhora no crescimento das vendas
A receita bruta de vendas no perímetro continuado excluindo postos do Grupo Pão de Açúcar foi de R$ 4,3 bilhões no terceiro trimestre de 2022, uma alta de 14,2% no faturamento total e 6,6% no conceito mesmas lojas, na comparação com o 3T21.
Esse resultado, segundo o Pão de Açúcar, vem do “contínuo trabalho nos 6 pilares estratégicos com foco em fazer o ‘básico bem feito’ e das aberturas de lojas no período”.
No 3T22, as vendas de e-commerce da companhia totalizaram R$ 409 milhões, registrando um crescimento de 8,0% frente ao terceiro trimestre de 2021, não incluindo as vendas dos hipermercados que foram descontinuados.
Desse modo, a penetração de vendas online total foi de 11,1% no período. A companhia também concluiu uma fase importante de sua estratégia de expansão.
Nesse caso, foram finalizadas 23 conversões das lojas de Extra hipermercado para 13 lojas no formato Pão de Açúcar, 8 para Mercado Extra e 2 para a bandeira Compre Bem.
Além das conversões, a empresa também inaugurou 6 lojas novas do formato Minuto, assim como uma nova loja Pão de Açúcar. Devido a isso, são 33 novas lojas inauguradas em 2022, que está em linha com seu plano de expansão.
O GPA também destacou o contínuo crescimento de duplo dígito no perímetro internacional, registrando um forte crescimento nas vendas mesmas lojas de 20,3%, em relação ao 3T21.
Esse avanço se deu nos 3 países de atuação, explicado sobretudo pelo “aumento do tráfego em lojas e pelo bom desempenho dos formatos inovadores”, diz o texto. Já as vendas omnichannel corresponderam 9,5% das vendas totais do terceiro trimestre de 2022.
Pão de Açúcar registra aceleração nas vendas totais
As vendas totais do novo GPA Brasil alcançaram a marca dos R$ 4,6 bilhões entre os meses de julho e setembro de 2022. Excluindo postos, atingiu os R$ 4,3 bilhões, um crescimento de 14,2%, impulsionado pela conversão das lojas em hipermercados.
Em vendas mesmas lojas esse avanço foi de 6,6% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado. Na bandeira Pão de Açúcar, a venda mesmas lojas registrou 5,5% no 3T22. Segundo a companhia, esse resultado foi impulsionado pelo “maior fluxo de cliente nas lojas e a retomada do volume nas vendas”.
No formato de proximidade, o Pão de Açúcar continua com crescimento duplo dígito, de 21,7%, em meio ao aumento de vendas no setor de líquidas, padaria e rotisserie, assim como um avanço contínuo no fluxo das lojas de passagem e uma quantidade maior de lojas atendendo os parceiros de last miles.
O crescimento de vendas mesmas lojas foi de 2,0% nas bandeiras mainstream, como Mercado Extra e Compre Bem, com impacto da incorporação do Compre Bem, que “trouxe desafios logísticos e de sistemas”.
O Pão de Açúcar destacou o impacto negativo na venda mesmas lojas de postos do 3T22, devido à conversão de lojas para o atacarejo.
Cotação do PCAR3
O Pão de Açúcar, com ticker PCAR3, encerrou a sessão de hoje (20) na bolsa de valores com uma alta de 0,54%, a R$ 20,46.
Por: João Vitor Jacintho – Suno