Mesmo com um cenário macroeconômico desafiador, o Mercado Pago vê o Brasil como o lugar ideal para expandir ainda mais seus negócios. O braço financeiro do Mercado Livre (MELI34) ligou as turbinas – literalmente – em terras nacionais com um objetivo ousado: virar uma das três maiores instituições financeiras digitais do País em até dois anos.
“Queremos que o brasileiro concentre sua movimentação financeira conosco”, resume Tulio Oliveira, vice-presidente sênior do Mercado Pago no Brasil, ao Suno Notícias.
De acordo com fontes da reportagem que vivem na Argentina, o “efeito Mercado Pago” no país vizinho é similar ao que ocorreu com o Pix no Brasil. Se você quiser fazer uma transferência ou pagar um QR Code, provavelmente usará o aplicativo irmão do Mercado Livre.
Oliveira vê essa movimentação na Argentina de forma similar a que ocorreu na China com o AliPay, braço financeiro do Alibaba (BABA34), holding que administra o site AliExpress.
O Brasil é uma outra estrutura de mercado, o que aconteceu na Argentina não deve acontecer aqui. Porém, queremos estar mais presentes com os brasileiros.
Em um evento à imprensa, as empresas apresentaram sua nova campanha de marketing, com direito até a mudança no visual de um dos aviões da frota do Mercado Livre. Com o slogan “o banco digital que tá junto do Mercado Livre”, a fintech quer ampliar a sua visibilidade e resolver um contratempo que, à primeira vista, parece improvável, mas que existe.
“Parece óbvio que as pessoas sabem que o Mercado Pago é do Mercado Livre, mesmo cliente, mesmo grupo. Desde o ano passado, viemos fazendo vários estudos para avaliar essa oportunidade, mas menos de 50% das pessoas fazem essa associação diretamente”, revela Pethra Ferraz, vice-presidente de marketing do Mercado Pago para a América Latina.
Mercado Pago: O que esperar da fintech do Mercado Livre em 2023?
Nos últimos doze meses, as BDRs do Mercado Livre cresceram 23,5% na Bolsa brasileira. Além da operação do Pago, esse crescimento é justificado pelos especialistas do mercado financeiro pela capacidade de execução operacional da empresa – casas como Genial Investimentos e UBS-BB estão na lista das que recomendam a compra dos papéis pelo investidor.
De olho apenas no Mercado Pago, além do fortalecimento na integração entre as marcas com a campanha, a empresa de serviços financeiros quer expandir sua oferta de produtos.
Entre as novidades à vista, encontram-se o lançamento de fundos (parceira com a Órama Investimentos), seguros para pets, ampliação da oferta de cartões de crédito e financiamento de veículos – por enquanto, a oferta de renda variável não está no radar da empresa.
Os papéis do Mercado Livre, pai do “Mercado Pago”, fecharam o pregão de terça (18) ao preço de R$ 54,34, alta de 0,52%. Desde o início do ano, essas BDRs subiram 44,91%.
Por: Erick Matheus Nery – Suno