A Eletrobras (ELET3) decidiu suspender o projeto de migração da companhia para o Novo Mercado da B3. Em comunicado publicado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta terça (29), a empresa avisou que o tema voltará a ser discutido pelos executivos no próximo ano.
Segundo a Eletrobras, o congelamento da migração para o Novo Mercado ocorreu “em razão do atual cenário macroeconômico e das condições do mercado”.
“No ano de 2023, a companhia voltará a analisar o momento oportuno para a migração, conforme está
previsto em seu Plano de Transformação”, ressaltou.
Mesmo com a suspensão do projeto, o Conselho de Administração da Eletrobras começou os procedimentos para a futura propositura, com a deliberação das seguintes matérias:
- Resgate da totalidade das ações preferenciais classe A de emissão da companhia;
- Incorporação de ações das sociedades controladas: Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF); Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil (CGT Eletrosul); Furnas – Centrais Elétricas S.A. (Furnas); e Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. (Eletronorte e,
conjuntamente com a CHESF, CGT Eletrosul e Furnas, as subsidiárias).
“A efetiva submissão do resgate das ações PNA e da incorporação de ações das subsidiárias, incluindo
o preço de resgate, as relações de troca e demais termos e condições dessas matérias, permanecem
sob análise da administração, incluindo a aprovação das respectivas propostas da administração, nos
termos da regulamentação da CVM aplicável, e o cronograma para a efetiva implementação de eventual
assembleia”, complementou a Eletrobras.
O que é o Novo Mercado, debate suspenso na Eletrobras?
Lançado pela B3 em 2000, o Novo Mercado é uma listagem que seleciona e reúne ações de companhias que adotam as melhores práticas de governança corporativa existentes no mercado.
Em termos práticos, as companhias que fazem parte desta lista oferecem mais transparência e direitos para seus investidores.
Por darem essa sinalização positiva aos acionistas, as companhias desse segmento de listagem se beneficiam de diversas formas, como a melhora da imagem corporativa perante o mercado, da atração de investidores e do incremento do seu valuation.
As ações da Eletrobras abriram o pregão de terça (29) sendo avaliadas em R$ 45,72, segundo o Status Invest.
Por: Erick Matheus Nery – Suno