Você está visualizando atualmente Desempenho da economia foi bem melhor conosco, afirma Guedes

Desempenho da economia foi bem melhor conosco, afirma Guedes

Guedes diz que desempenho da economia foi bem melhor durante governo Bolsonaro
Paulo Guedes Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A poucos meses do fim, o governo Bolsonaro devolverá o País com superávit primário, afirma Paulo Guedes. Nesta sexta-feira (18), em sua primeira fala pública após as eleições, o ministro da Economia destacou que, durante sua gestão, o teto de gastos foi respeitado.

“Teoria econômica aplicada funciona. Colocamos o Brasil no caminho da prosperidade. Comparado ao período anterior, quando não houve pandemia de Covid-19 e guerra geopolítica, o desempenho da economia foi melhor conosco do que antes. Chegamos falando que o Estado brasileiro gasta muito e gasta mal. Cortamos privilégios com a reforma da Previdência“, disse.

Guedes declarou que o teto de gastos foi mal construído, ainda que a premissa, segundo ele, esteja correta. Com o aumento de gastos nos últimos 30 anos, era necessário reduzir esse ritmo de expansão. Entretanto, ele criticou o fato de a norma não ter mecanismos para distribuição de recursos em momentos de bonança ou de crises.

Que história é essa de conflito fiscal com social?

O ministro ainda classificou como “ignorância e incapacidade técnica” a declaração de que há um conflito entre responsabilidade fiscal e social. Pois, de acordo com ele, o maior programa de responsabilidade social do Brasil foi criado pelo governo Jair Bolsonaro.

Como exemplo, Guedes disse que o Auxílio Brasil tem orçamento de R$ 150 bilhões. Enquanto isso, afirma o ministro, o Bolsa Família tinha R$ 50 bilhões. “Fizemos um programa social três vezes maior”, disse.

Do mesmo modo, o ministro questionou “onde estavam os 30 milhões de brasileiros passando fome que não foram descobertos durante o governo do PT”.

“Já ganhou a eleição? Cala a boca, vai trabalhar, vai construir um negócio melhor. Se fizer menos barulho, trabalhar um pouco mais com a cabeça e menos com a mentira, talvez possa ser bom governo”, afirmou.

O ministro também criticou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição. Ela prevê tirar do teto de gastos as despesas com o Bolsa Família. Segundo ele, usar o espaço fiscal para financiar obras públicas é um erro.

“Fazer PEC sem fonte de financiamento para fazer obras? Já ouvi essa história”, frisou Paulo Guedes.

Com informações do Estadão Conteúdo



Leia na integra…

Por: Redação Suno Notícias – Suno

Deixe um comentário