Tudo o que você precisa saber sobre Call to Action

Tudo o que você precisa saber sobre Call to Action

<p>Se voc&ecirc; trabalha com marketing ou come&ccedil;ou a <a href="https://tec2web.com.br/post/qual-o-conceito-de-marketing-digital">estudar marketing digital</a>, com certeza j&aacute; leu essas tr&ecirc;s letras diversas vezes: <strong>CTA (ou Call to Action)</strong>.</p> <p><strong>Mas o que &eacute; isso</strong>? <strong>Para que serve</strong>? E ainda mais: <strong>Como usar da melhor maneira</strong>?</p> <p>Por ser &nbsp;uma ferramenta de marketing t&atilde;o relevante, o uso do call-to-action gera realmente muitas d&uacute;vidas.</p> <h3>O que &eacute; CTA?</h3> <p>CTA &eacute; a sigla para call-to-action, que em tradu&ccedil;&atilde;o literal <strong>significa chamada &agrave; uma a&ccedil;&atilde;o</strong>. Ou seja, s&atilde;o links ou fun&ccedil;&otilde;es de uma p&aacute;gina que <strong>incentivam os usu&aacute;rios a realizarem uma a&ccedil;&atilde;o</strong>.</p> <p>Seja para fazer o download de um ebook, para se inscrever em um webin&aacute;rio ou para encorajar o visitante a efetuar uma compra, os CTA&rsquo;s tem o objetivo de levar o <strong>usu&aacute;rio para o pr&oacute;ximo passo no seu funil de marketing e vendas</strong>. &nbsp;&nbsp;</p> <h3>Por que ele &eacute; importante?</h3> <p>O CTA &eacute; importante n&atilde;o somente para as <a href="https://tec2web.com.br/post/5w2h-conheca-essa-ferramenta-poderosa-de-marketing-planejamento-e-gestao">estrat&eacute;gias de marketing</a> de conte&uacute;do e sites de e-commerce em geral, ele &eacute; relevante para as p&aacute;ginas estabelecerem intera&ccedil;&otilde;es e ajudar a <strong>converter os clientes</strong>, estimulando desejos nos momentos certos.</p> <p>Os CTAs tamb&eacute;m permitem que o <strong>navegante permane&ccedil;a por mais tempo no seu site</strong>, usufruindo de outros conte&uacute;dos ou adquirindo informa&ccedil;&otilde;es importantes sobre seu neg&oacute;cio.</p> <p>Lembrando que os CTAs devem ser objetivos, claros e cumprir exatamente o que est&atilde;o sugerindo. N&oacute;s sabemos o tanto que &eacute; desagrad&aacute;vel clicar em um p&aacute;gina que estamos esperando encontrar a oferta proposta e nos depararmos com algo diferente ou irrelevante.</p> <h3>Como ele deve ser usado?</h3> <p>Como dito anteriormente, os CTAs devem ser usados para <strong>estimular os visitantes de determinado site a realizarem a&ccedil;&otilde;es de interesse da p&aacute;gina</strong>. Eles podem variar de acordo com o objetivo de cada intera&ccedil;&atilde;o e de cada p&aacute;gina. Esses objetivos podem ser desde um simples envolvimento com o blog, pedindo opini&otilde;es ou engajamento nas discuss&otilde;es, &agrave; <a href="https://tec2web.com.br/post/o-que-sao-leads-no-mundo-dos-negocios">capta&ccedil;&atilde;o de leads</a>, ou seja, gerar contatos com os leitores para realizar poss&iacute;veis neg&oacute;cios.</p> <p>E &eacute; justamente sobre a melhor forma de usar cada tipo de CTA que vamos falar no t&oacute;pico a seguir. Confira!</p> <h3>Tipos de CTAs</h3> <p>&Eacute; importante destacar que para escolher o tipo de call to action ideal tamb&eacute;m &eacute; necess&aacute;rio saber em que est&aacute;gio do funil est&aacute; sua persona. Veja s&oacute; como funciona a linha de racioc&iacute;nio:</p> <p><strong>- Para visitantes</strong>: a inten&ccedil;&atilde;o &eacute; convert&ecirc;-los em leads, que representam pessoas interessadas naquilo que voc&ecirc; vende, ent&atilde;o, a ideia &eacute; traz&ecirc;-los para perto fornecendo o m&aacute;ximo de informa&ccedil;&atilde;o &uacute;til;<br /> <strong>- Para leads</strong>: o objetivo aqui &eacute; fazer com que eles avancem no funil e se tornem prospects, ou seja, potenciais clientes &mdash; tamb&eacute;m conhecidos como leads qualificados. Hora de preencher formul&aacute;rios, obter mais informa&ccedil;&otilde;es e &mdash; por que n&atilde;o &mdash; convidar para o neg&oacute;cio;<br /> <strong>- Para clientes</strong>: nessa etapa o ideal &eacute; tornar essas pessoas um p&uacute;blico fiel e propagador da sua marca, ou seja, aqui o foco est&aacute; em estreitar esse relacionamento.</p> <p>Dito isso, seguimos para os exemplos de CTAs que podem funcionar na sua <strong>estrat&eacute;gia de marketing digital</strong>.</p> <h3>Como fazer CTAs que convertem?</h3> <p>Para escrever CTAs com &oacute;timas <strong>taxas de convers&atilde;o</strong> tenha em mente alguns pontos espec&iacute;ficos como: o que os usu&aacute;rios est&atilde;o procurando na sua p&aacute;gina, como eles chegaram at&eacute; l&aacute; e o que eles esperam encontrar. Com isso, voc&ecirc; conseguir&aacute; pensar mais claramente em qual seria o <strong>pr&oacute;ximo passo deles para evolu&iacute;rem na sua estrat&eacute;gia de convers&atilde;o</strong>.</p> <p><strong>Pense em qual ser&aacute; a estrutura do seu CTA</strong>: ser&aacute; em forma de texto, link ou bot&otilde;es anexados? Atente-se a detalhes m&iacute;nimos como design, cor e at&eacute; configura&ccedil;&atilde;o do texto. Mas, se achar complicado, espere que vamos te dar uma forcinha com essa parte e iremos explicar um pouco mais sobre esses pontos.</p> <h3>Quais s&atilde;o as cores que atraem mais cliques?</h3> <p>Quando o assunto gira em torno de <strong>bot&otilde;es de a&ccedil;&atilde;o</strong>, a verdade &eacute; que n&atilde;o existe um consenso sobre <strong>qual &eacute; a cor que mais funciona com eles</strong>. Alguns acreditam que o verde &eacute; mais eficaz, enquanto outros j&aacute; apostam suas fichas nos tons mais avermelhados. <strong>Mas ent&atilde;o como descobrir qual &eacute; a cor certa para a minha p&aacute;gina?</strong> Simples: Observando qual &eacute; aquela que traz o melhor contraste na tela.</p> <p><strong>Pense o seguinte</strong>: se o seu site usa o esquema de branco como plano-de-fundo e preto no texto, seu call to action n&atilde;o pode seguir a mesma ideia. Ele n&atilde;o chamaria tanta aten&ccedil;&atilde;o desse jeito. Portanto, procure sempre utilizar no CTA uma paleta de cores que se diferencie do restante do site.</p> <h3>Onde posicionar um CTA?</h3> <p>Embora haja muitas possibilidades e a criatividade seja uma boa aliada na hora de escolher onde <strong>inserir um CTA no seu conte&uacute;do</strong>, existem alguns caminhos que n&atilde;o falham nessa hora. Listamos alguns exemplos sobre onde posicionar a sua sugest&atilde;o de a&ccedil;&atilde;o.</p> <p><strong>- Final de p&aacute;ginas</strong>: Esse &eacute; imprescind&iacute;vel em toda p&aacute;gina, especialmente aquelas que trazem conte&uacute;do informativo no seu site. Isso faz parte de uma boa estrat&eacute;gia sobre a experi&ecirc;ncia do usu&aacute;rio. Sua inten&ccedil;&atilde;o &eacute; sempre que ele passe mais tempo no seu endere&ccedil;o virtual, portanto, sugira sempre caminhos por onde continuar a navega&ccedil;&atilde;o.</p> <p><strong>- E-mail marketing</strong>: Os CTAs no e-mail marketing pode vir l&aacute; embaixo, quase que como uma assinatura. O bacana &eacute; envolver ainda mais o seu lead qualificado com um conte&uacute;do rico, honesto e transparente para que ao final do e-mail ele esteja mais propenso a seguir sua sugest&atilde;o.</p> <p><strong>- Imagens no blog post</strong>: Em casos de conte&uacute;dos extensos, vale a pena investir em umas imagens com sugest&atilde;o de a&ccedil;&atilde;o para n&atilde;o perder a oportunidade de captar seu lead.</p> <p><strong>- Barra lateral</strong>: Seu endere&ccedil;o virtual tem a possibilidade de incluir imagens nas barras laterais? Experimente inserir um CTA nelas. A boa localiza&ccedil;&atilde;o, que facilita a visualiza&ccedil;&atilde;o por parte do leitor, pode ajudar a converter visitantes. Outro ponto positivo &eacute; que o conte&uacute;do da p&aacute;gina e o CTA n&atilde;o precisam necessariamente falar sobre o mesmo tema.</p> <p><strong>- Cabe&ccedil;alho do site</strong>: Esses &eacute; um local para quem deseja investir em CTAs mais &ldquo;agressivos&rdquo;. Isso porque de cara o leitor do seu site j&aacute; visualiza uma sugest&atilde;o de a&ccedil;&atilde;o para seguir e, com o tempo, pode perder o senso de novidade, uma vez que esse tipo de call to action &eacute; fixa.</p> <p>O ponto positivo &eacute; que sua sugest&atilde;o fica sempre no topo e bem evidente para todas as pessoas que acessam seu ambiente virtual.</p> Por: Antônio Luiz Alves – Antônio Luiz Alves

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