Qual o conceito de Marketing Digital?

Qual o conceito de Marketing Digital?

<p>Vivemos em uma era onde todas as pessoas est&atilde;o, de alguma maneira, conectadas &agrave; internet. Essa nova forma de comunica&ccedil;&atilde;o abriu para as empresas uma diversidade de oportunidades de se conectarem aos clientes e se relacionarem de um novo jeito, rompendo os limites de hor&aacute;rios e barreiras de localiza&ccedil;&atilde;o. Diante dessas oportunidades, a internet se tornou um campo altamente competitivo, demandando das empresas novas estrat&eacute;gias de se destacar no meio virtual. Ent&atilde;o surge o <strong>Marketing Digital</strong>.</p> <h3>Mas, O que &eacute; Marketing Digital?</h3> <p>&Eacute; promover produtos ou marcas por meio de m&iacute;dias digitais. Ele &eacute; uma das principais maneiras que as empresas t&ecirc;m para se comunicar com o p&uacute;blico de forma direta, personalizada, e no momento certo.</p> <h3>O Conceito</h3> <p>Pode parecer muito claro, mas ao mesmo tempo &eacute; muito subjetivo. Como compreender um assunto t&atilde;o abrangente? Qualquer a&ccedil;&atilde;o da minha empresa da internet caracteriza Marketing Digital? Quais s&atilde;o as melhores estrat&eacute;gias? Como extrair o m&aacute;ximo potencial dessas a&ccedil;&otilde;es?</p> <p>O desenvolvimento dessas estrat&eacute;gias e a&ccedil;&otilde;es &eacute; feito por empresas de marketing digital de forma anal&iacute;tica e personalizada &agrave;s necessidades e objetivos de cada cliente, como forma de otimiza&ccedil;&atilde;o dos recursos web (<a href="https://tec2web.com.br/blog/criacao-de-sites">site</a>, <a href="https://tec2web.com.br/post/email-marketing-ainda-funciona">e-mail</a>, <a href="https://tec2web.com.br/blog/redes-sociais">redes sociais</a>, <a href="https://tec2web.com.br/blog/otimizacao-de-sites">SEO</a>, <a href="https://tec2web.com.br/post/diferenca-entre-seo-e-links-patrocinados">Links Patrocinados</a>) para chegar aos consumidores rapidamente, de maneira relevante, personalizada e eficiente. As a&ccedil;&otilde;es de marketing s&atilde;o variadas. As mais comuns s&atilde;o: <a href="https://tec2web.com.br/post/saiba-a-importancia-de-seo-no-seu-site">otimiza&ccedil;&atilde;o de sites (SEO)</a>, <a href="https://tec2web.com.br/post/email-marketing-ainda-funciona">e-mail marketing</a> e <a href="https://tec2web.com.br/post/diferenca-entre-seo-e-links-patrocinados">links patrocinados</a>.</p> <p>O principal objetivo do Marketing Digital &eacute; <strong>aumentar as vendas</strong> (ou fechamento de contratos / solicita&ccedil;&otilde;es de or&ccedil;amentos, etc). O processo se d&aacute; pelo aumento da visibilidade de uma empresa na internet, isto &eacute;, o crescimento no n&uacute;mero de acessos de usu&aacute;rios a uma p&aacute;gina e, consequentemente, a convers&atilde;o desses acessos em neg&oacute;cios. Quando uma empresa <strong>n&atilde;o consegue atingir esse objetivo</strong> virtualmente, provavelmente ela n&atilde;o est&aacute; desenvolvendo a&ccedil;&otilde;es da maneira correta. Por isso, para o sucesso de uma <strong>campanha de web marketing</strong>, &eacute; importante que o trabalho seja feito por <strong>profissionais qualificados</strong> ou empresas de marketing digital.</p> <p>Devido a grande import&acirc;ncia da internet no cotidiano dos consumidores, inclusive para o pr&oacute;prio ato de comprar, o <strong>marketing digital tem o poder de alavancar significativamente os resultados de uma empresa</strong>. Os dois principais benef&iacute;cios de se adotar a&ccedil;&otilde;es de marketing digital s&atilde;o:</p> <p><strong>- Fortalecer a marca</strong>: quando uma marca &eacute; lan&ccedil;ada na internet, &eacute; exposta a milh&otilde;es de pessoas que podem visualiz&aacute;-la, memoriza-la e recomend&aacute;-la. Logo, a&ccedil;&otilde;es de marketing digital podem servir para aumentar a visibilidade de sua empresa entre os consumidores, al&eacute;m de criar e solidificar uma reputa&ccedil;&atilde;o positiva.</p> <p><strong>- Aumentar o n&uacute;mero de vendas</strong>: uma vez na internet, sua empresa ter&aacute; uma nova frente de atendimentos e realiza&ccedil;&atilde;o de novos neg&oacute;cios, alcan&ccedil;ando uma quantidade de consumidores muito maior e mais selecionada do que nas a&ccedil;&otilde;es tradicionais de marketing. Com um p&uacute;blico de maior qualidade, sua empresa ter&aacute; muito mais possibilidades de concretizar novos neg&oacute;cios.</p> <p>De acordo com pesquisas, o comportamento do consumidor j&aacute; inclui a internet no processo de compra: mais de 90% dos consumidores pesquisam nos motores de busca (<strong>Google, Yahoo, Bing</strong>) informa&ccedil;&otilde;es a respeito de um produto / servi&ccedil;o antes de adquiri-lo. Eles acessam o Google, digitam a pesquisa e o site mostra uma diversidade de p&aacute;ginas que podem responder &agrave; demanda do usu&aacute;rio, ordenados hierarquicamente por ordem crescente de relev&acirc;ncia, ou seja, o primeiro resultado &eacute; o mais relevante seguindo at&eacute; o &uacute;ltimo, como o menos relevante. Diante dessa situa&ccedil;&atilde;o, as <strong>principais a&ccedil;&otilde;es de web marketing </strong>visam os crit&eacute;rios de ranqueamento nas p&aacute;ginas de resultados, construindo sites cada vez mais adaptados e responsivos &agrave;s exig&ecirc;ncias de qualidade estrutural e de conte&uacute;do, visando posicionar o site empresarial nas primeiras posi&ccedil;&otilde;es dos resultados de pesquisa. Tamanha import&acirc;ncia para essas a&ccedil;&otilde;es se d&aacute;, al&eacute;m da presen&ccedil;a do consumidor nesse meio, pelo fato de mais da metade dos usu&aacute;rios acessarem os tr&ecirc;s primeiros resultados de pesquisa. Para gerar acessos e convers&otilde;es, hoje em dia, &eacute; preciso estar bem posicionado nos ranqueamentos dos sites de busca.</p> Por: Antônio Luiz Alves – Antônio Luiz Alves

Deixe uma resposta

20 + 7 =