O que são Leads no mundo dos negócios?

O que são Leads no mundo dos negócios?

<p>Conseguir clientes de nicho e torn&aacute;-los fidelizados ao seu neg&oacute;cio &eacute; uma tarefa &aacute;rdua. No entanto, existe uma t&eacute;cnica que pode facilitar esse processo para melhorar os resultados da empresa. Investir em <strong>gera&ccedil;&atilde;o de Leads</strong> pode ser uma solu&ccedil;&atilde;o bastante eficiente para o seu <strong>site ou blog</strong>.</p> <h3>Mas, afinal, o que s&atilde;o leads?</h3> <p>Independente do ramo de neg&oacute;cios que voc&ecirc; tenha na internet, ele vai <strong>depender exclusivamente de um p&uacute;blico para gerar lucros</strong>. Esse p&uacute;blico pode ser definido e <a href="https://tec2web.com.br/post/landing-pages-qual-e-sua-importancia"><strong>capturado atrav&eacute;s de landing pages</strong></a> bem desenvolvidas que atrair&atilde;o essas pessoas por meio de conte&uacute;do. Se alguma pessoa ficar <strong>interessada no produto ou servi&ccedil;o dessa p&aacute;gina</strong>, fazendo alguma a&ccedil;&atilde;o como assinar a newsletter, curtir a p&aacute;gina no Facebook ou baixar material para download, vai se tornar um lead.</p> <p>Nem sempre um usu&aacute;rio capturado se tornar&aacute; um lead rent&aacute;vel. Muitas vezes, eles querem somente a informa&ccedil;&atilde;o e mais nada. Por&eacute;m, esse usu&aacute;rio vai fazer parte da lista de poss&iacute;veis <strong>clientes qualificados</strong> e, com o tempo e o trabalho de <a href="https://tec2web.com.br/post/o-que-e-marketing-de-conteudo-afinal">marketing de conte&uacute;do</a> direcionado, poder&aacute; vir a ser um verdadeiro neg&oacute;cio.</p> <h3>Quais s&atilde;o as diferen&ccedil;as entre os usu&aacute;rios?</h3> <p>Para te ajudar a entender ainda mais o que &eacute; lead, &eacute; necess&aacute;rio que voc&ecirc; <strong>conhe&ccedil;a as diferen&ccedil;as entre os usu&aacute;rios que entram em sua p&aacute;gina/site</strong>. Afinal, existem v&aacute;rios termos utilizados no mercado digital, e &eacute; muito importante n&atilde;o confundi-los&nbsp;</p> <p><strong>- Visitantes</strong>:&nbsp;&Eacute; o termo utilizado para pessoas que acessam seu site em um per&iacute;odo de tempo determinado, por exemplo, apenas uma vez. Eles n&atilde;o s&atilde;o necessariamente frequentes em sua p&aacute;gina, mas voc&ecirc; sabe que j&aacute; estiveram ali. O visitante &eacute; o primeiro contato que voc&ecirc; ter&aacute; com uma pessoa que mostrou algum tipo de interesse em seu neg&oacute;cio, mesmo que essa curiosidade tenha sido moment&acirc;nea.</p> <p><strong>- Subscribers</strong>:&nbsp;Uma pessoa que visitou sua p&aacute;gina, se gostou de seus conte&uacute;dos e teve interesse em saber mais sobre o que voc&ecirc; tem para falar, geralmente, assina sua newsletter (caso voc&ecirc; tenha uma) para acompanhar sua marca em seus canais de comunica&ccedil;&atilde;o. Essa pessoa &eacute; considerada uma subscriber.</p> <p>Por&eacute;m, a princ&iacute;pio, &eacute; bem prov&aacute;vel que ela queira apenas receber conte&uacute;dos educativos. Ela ainda n&atilde;o sabe que tem um problema que precisa de solu&ccedil;&atilde;o. Mas o interessante &eacute; que o subscriber quer aprender mais sobre o que voc&ecirc; tem para mostrar, por isso, ele acessa sua p&aacute;gina constantemente.</p> <p>Como os subscribers j&aacute; demonstraram interesse em seu conte&uacute;do, eles s&atilde;o leads em potencial.</p> <p><strong>- Leads</strong>:&nbsp;Esses s&atilde;o usu&aacute;rios que est&atilde;o ao alcance de sua empresa. Por voc&ecirc; j&aacute; ter informa&ccedil;&otilde;es como email ou at&eacute; mesmo telefone deles, j&aacute; que eles, provavelmente, se inscreveram em seus canais de comunica&ccedil;&atilde;o e acompanham tudo o que voc&ecirc; posta, voc&ecirc; j&aacute; pode pensar estrat&eacute;gias para torn&aacute;-los clientes ideais.</p> <p>No mercado digital, o e-mail &eacute; a informa&ccedil;&atilde;o disponibilizada por uma lead. Mas por que &eacute; t&atilde;o importante ter o contato pessoal de algu&eacute;m?</p> <p>O <a href="https://tec2web.com.br/post/email-marketing-ainda-funciona">e-mail</a> &eacute; um dos principais canais de comunica&ccedil;&atilde;o na internet. Por isso, ele &eacute; uma ferramenta poderosa. Esse tipo de contato &eacute; baseado em pessoas reais que deram autoriza&ccedil;&atilde;o para voc&ecirc; falar com elas.</p> <p>Ent&atilde;o, a lead n&atilde;o &eacute; s&oacute; quem deixa as informa&ccedil;&otilde;es pessoais para a empresa. Ele &eacute; um contato qualificado. Ou seja, algu&eacute;m que j&aacute; identificou que tem um problema e sabe que precisa de uma solu&ccedil;&atilde;o.</p> <p><strong>Para alguns estudiosos de marketing</strong>, h&aacute; um tipo de lead chamado de lead qualificado. Por&eacute;m, isso &eacute; apenas uma nomenclatura e depende de sua linha de estudos.</p> <h3>Por que investir em gera&ccedil;&atilde;o de leads?</h3> <p>Quando se desenvolve um material ou <strong>conte&uacute;do espec&iacute;fico direcionado para um determinado segmento de mercado</strong> s&atilde;o grandes as chances de aumentar a gera&ccedil;&atilde;o de <strong>tr&aacute;fego no site</strong>. Considerando essa possibilidade, &eacute; necess&aacute;rio criar uma <a href="https://tec2web.com.br/post/landing-pages-qual-e-sua-importancia">landing page</a> criativa e disponibilizar algum atrativo gratuito mediante cadastro do usu&aacute;rio para a capta&ccedil;&atilde;o de leads, como <strong>e-books</strong>, <strong>artigos especiais</strong>, <strong>v&iacute;deos</strong>, <strong>infogr&aacute;ficos</strong>, qualquer formato de conte&uacute;do com uma informa&ccedil;&atilde;o relevante para essas pessoas. Aqueles que se cadastrarem se tornar&atilde;o <strong>leads qualificados</strong>, ou seja, um p&uacute;blico realmente interessado no que voc&ecirc; oferece.</p> <p><strong>Confira as principais vantagens em investir na gera&ccedil;&atilde;o de leads:</strong></p> <p><strong>- Gera&ccedil;&atilde;o de tr&aacute;fego espec&iacute;fico</strong>: Quando se desenvolve uma campanha de marketing direcionada para a capta&ccedil;&atilde;o de leads, geralmente, um p&uacute;blico muito selecionado deve ser atra&iacute;do e, consequentemente, aumentar a gera&ccedil;&atilde;o de visitas no site. Agora &eacute; preciso estar preparado para faz&ecirc;-lo interagir de alguma forma.</p> <p><strong>&ndash; Forma&ccedil;&atilde;o de uma lista de clientes selecionados</strong>: Com o desenvolvimento de uma landing page, o esfor&ccedil;o ser&aacute; direcionado para a captura de tr&aacute;fego. Nesse ponto, vale a criatividade para surpreender o usu&aacute;rio e convenc&ecirc;-lo a se inscrever e baixar o seu material. Essa &eacute; uma grande oportunidade para reter esse p&uacute;blico valioso que vir&aacute; a ser o seu lead.</p> <p><strong>&ndash; Cria&ccedil;&atilde;o de relacionamento</strong>: voc&ecirc; j&aacute; desenhou o funil de vendas do seu neg&oacute;cio e agora &eacute; a hora de usar conte&uacute;do para fazer a condu&ccedil;&atilde;o dos leads nas etapas desse funil. Resolver as d&uacute;vidas, mostrar cases de sucesso, diminuir a rejei&ccedil;&atilde;o do produto atrav&eacute;s de conte&uacute;dos de qualidade e bem estruturados &eacute; o objetivo. Se voc&ecirc; contratou um software de automa&ccedil;&atilde;o de marketing, esse caminho fica mais f&aacute;cil. D&aacute; para saber exatamente quem s&atilde;o os seus leads, como fizeram contato com a marca, se s&atilde;o seguidores e muitas outras informa&ccedil;&otilde;es que ajudam a tra&ccedil;ar esse caminho de vendas e n&atilde;o perder tempo com leads que n&atilde;o v&atilde;o virar neg&oacute;cios.</p> <p><strong>&ndash; Campanhas mais bem mensuradas</strong>: Com todas as facilidades que uma lista de leads qualificada pode proporcionar, uma se torna bastante especial. A capacidade de mensura&ccedil;&atilde;o das campanhas de e-mail marketing ou outro meio de comunica&ccedil;&atilde;o se torna muito mais eficiente e mostra resultados mais pr&oacute;ximos da realidade. Isso permite rea&ccedil;&otilde;es otimizadas atrav&eacute;s de insights e feedbacks adquiridos para focar em solu&ccedil;&otilde;es que leve o usu&aacute;rio a mais importante fun&ccedil;&atilde;o desse esfor&ccedil;o: a convers&atilde;o em vendas.</p> <p><strong>&ndash; Aumento na taxa de convers&atilde;o</strong>: Todas as vantagens descritas at&eacute; aqui s&atilde;o para alcan&ccedil;ar um objetivo claro: a convers&atilde;o em vendas do seu produto ou servi&ccedil;o. &Eacute; muito prov&aacute;vel que com um planejamento de investimento em gera&ccedil;&atilde;o de leads a taxa de convers&atilde;o de seu site ou blog ganhe maiores propor&ccedil;&otilde;es e, quanto mais refinada for a estrat&eacute;gia, melhores ser&atilde;o os resultados obtidos.</p> <p>De qualquer forma, investir em gera&ccedil;&atilde;o de leads cria ferramentas inteligentes para o desenvolvimento de um plano de marketing direcionado e focado em resultados ainda maiores.</p> Por: Antônio Luiz Alves – Antônio Luiz Alves

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