O que é Marketing de Conteúdo Afinal?

O que é Marketing de Conteúdo Afinal?

<p>Que o <a href="https://tec2web.com.br/post/qual-o-conceito-de-marketing-digital">Marketing Digital</a> deixou de ser uma tend&ecirc;ncia de mercado para se tornar um investimento indispens&aacute;vel na maioria das empresas voc&ecirc; j&aacute; sabe, certo? Quem quer continuar relevante para seus clientes na atualidade, precisa ter visibilidade online.</p> <p>Por isso, o ponto hoje n&atilde;o &eacute; mais a necessidade de estar na internet, mas como se colocar nela para ganhar a aten&ccedil;&atilde;o do p&uacute;blico e se destacar em meio &agrave; concorr&ecirc;ncia, que j&aacute; est&aacute; l&aacute;.</p> <p>Voc&ecirc; precisa adotar as melhores e mais modernas estrat&eacute;gias de aquisi&ccedil;&atilde;o de clientes, sendo o principal elemento de uma estrat&eacute;gia de <a href="https://tec2web.com.br/post/como-funciona-o-inbound-marketing">Inbound Marketing</a>. Uma das principais &eacute; o <strong>Marketing de Conte&uacute;do</strong>, que &eacute; usado e recomendado pelos maiores especialistas do mundo.</p> <h3>Mas como fazer Marketing de Conte&uacute;do?</h3> <p>Simples, criando conte&uacute;do educativo, o que atende &agrave; demanda das pessoas que est&atilde;o em busca de respostas precisas em suas pesquisas nos motores de busca da Internet. Aqui, ensinar significa educar os visitantes de um <a href="https://tec2web.com.br/blog/sites/voce-precisa-refazer-seu-site-agente-te-explica">site</a>, blog, redes sociais e outros canais sobre os seus pr&oacute;prios problemas e solu&ccedil;&otilde;es, com ele &eacute; poss&iacute;vel &nbsp;criar confian&ccedil;a nas pessoas.</p> <p>O Inbound Marketing &eacute; a soma do conte&uacute;do com o contexto. Nesse caso, considere que o seu conte&uacute;do &eacute; uma esp&eacute;cie de kit de ferramentas de marketing. Dentro desse kit voc&ecirc; tem blogs, fotos, infogr&aacute;ficos e outros formatos de publica&ccedil;&atilde;o de material. J&aacute; o seu contexto se refere &agrave; persona para quem voc&ecirc; est&aacute; criando.</p> <h3>As Vantagens</h3> <p>- Aumentar a competitividade no mercado;<br /> – Melhorar a reputa&ccedil;&atilde;o da empresa;<br /> – Criar autoridade mediante o mercado, ser refer&ecirc;ncia e educar a audi&ecirc;ncia sobre seu nicho;<br /> – Conhecer profundamente e conquistar o p&uacute;blico;<br /> – Reduzir o custo de aquisi&ccedil;&atilde;o de clientes;<br /> – Influenciar na decis&atilde;o de compra;<br /> – Melhorar a experi&ecirc;ncia p&oacute;s-venda.</p> <h3>Produ&ccedil;&atilde;o de conte&uacute;do</h3> <p>A produ&ccedil;&atilde;o &eacute; o cora&ccedil;&atilde;o de uma estrat&eacute;gia de Marketing de Conte&uacute;do, onde todo o seu planejamento toma forma!</p> <p>Criar conte&uacute;do de qualidade n&atilde;o &eacute; uma tarefa f&aacute;cil e exige investimento de tempo, dedica&ccedil;&atilde;o e trabalho. Mas, seguindo algumas recomenda&ccedil;&otilde;es, esse processo pode se tornar muito menos trabalhoso.</p> <h3>Escolha de palavras-chave</h3> <p>Palavras-chave s&atilde;o termos ou frases que as pessoas utilizam ao realizar uma busca na internet. Elas s&atilde;o o principal pe&ccedil;a na hora de fazer SEO (Search Engine Optimization), a otimiza&ccedil;&atilde;o de seu conte&uacute;do para aparecer bem rankeado nos mecanismos de busca.</p> <p><strong>A ideia &eacute; que voc&ecirc; descubra palavras-chave relevantes para o seu neg&oacute;cio e invista sua produ&ccedil;&atilde;o nessa tem&aacute;tica.</strong></p> <p>Mas lembre-se: seu texto &eacute; direcionado a um p&uacute;blico e n&atilde;o a um motor de buscas. Nunca atrapalhe a experi&ecirc;ncia do usu&aacute;rio em favor do Google.</p> <h3>Otimiza&ccedil;&atilde;o para os motores de busca (SEO)</h3> <p>Com o seu conte&uacute;do de qualidade pronto, n&atilde;o basta public&aacute;-lo. Voc&ecirc; precisa otimiz&aacute;-lo para que ele seja encontrado pela sua persona.</p> <p>E &eacute; a&iacute; que entra o <a href="https://tec2web.com.br/blog/otimizacao-de-sites">SEO (Search Engine Optimization)</a>, uma das principais estrat&eacute;gias da metodologia Inbound, que s&atilde;o as pr&aacute;ticas de otimiza&ccedil;&atilde;o para os motores de busca.</p> <p>Veja bem, buscadores como o <strong>Google e o Bing</strong> utilizam algoritmos para classificar todos os conte&uacute;dos indexados.</p> <p>&Eacute; por meio desses algoritmos que o Google, por exemplo, define que o artigo X &eacute; mais importante que o Y e por isso deve ser o primeiro colocado na p&aacute;gina quando uma pessoa fizer a busca de determinada palavra-chave.</p> <p><strong>Quanto mais relevante os motores considerarem o seu conte&uacute;do, melhor colocado ele ser&aacute; no ranking</strong>. E estar bem colocado no ranking &eacute; fundamental para chegar &agrave; sua persona, j&aacute; que, segundo um relat&oacute;rio do <a href="https://www.internetmarketingninjas.com/" target="_blank">Internet Marketing Ninjas</a>, o primeiro lugar ganha 21% dos cliques!</p> <p>A mesma pesquisa diz que o segundo ganha 10%, o terceiro apenas 7% e esse n&uacute;mero vai caindo cada vez mais. Ou seja, se voc&ecirc; n&atilde;o est&aacute; bem colocado, &eacute; quase como se n&atilde;o existisse.</p> <p>Por&eacute;m, como algoritmos s&atilde;o l&oacute;gicos, &eacute; poss&iacute;vel seguir alguns princ&iacute;pios para mostrar aos buscadores que o seu conte&uacute;do &eacute; realmente relevante.</p> <p>O principal deles &eacute; a presen&ccedil;a da palavra-chave ao longo do texto de forma org&acirc;nica. Ou seja, n&atilde;o a repeti&ccedil;&atilde;o fren&eacute;tica da palavra-chave, mas varia&ccedil;&otilde;es dela que se aproximem &agrave; linguagem falada.</p> <p>E n&atilde;o s&oacute; a presen&ccedil;a da <strong>palavra-chave</strong> organicamente no <strong>texto</strong>, mas tamb&eacute;m no <strong>t&iacute;tulo</strong>, na <strong>URL</strong>, na <strong>meta-descri&ccedil;&atilde;o</strong>, no <strong>alt-text da imagem</strong>.</p> <p>Mas esse &eacute; s&oacute; o principal fator. Existem muitos outros como: links de sites com dom&iacute;nio forte, site otimizado para mobile, autoridade da p&aacute;gina, etc.</p> <h3>Redes Sociais</h3> <p>Hoje em dia &eacute; imposs&iacute;vel pensar em uma estrat&eacute;gia de Marketing de Conte&uacute;do que n&atilde;o inclua redes sociais. Isso porque os benef&iacute;cios dessas plataformas s&atilde;o muitos &mdash; divulga&ccedil;&atilde;o da marca, engajamento da audi&ecirc;ncia, gera&ccedil;&atilde;o de tr&aacute;fego para o blog e de oportunidades para vendas etc.</p> <h3>Conclus&otilde;es</h3> <p>E a sua empresa? J&aacute; investe em marketing de conte&uacute;do? Se voc&ecirc; ainda n&atilde;o produz conte&uacute;dos de valor para sua audi&ecirc;ncia, comece o quanto antes. Crie um blog, grave v&iacute;deos, produza e-books e ajude as pessoas a encontrarem a informa&ccedil;&atilde;o que elas procuram. Quando voc&ecirc; atrair mais pessoas engajadas para o seu site, pode ter certeza que aumentar&aacute; e muito o seu faturamento no final do m&ecirc;s.</p> <p>Sucesso!</p> Por: Antônio Luiz Alves – Antônio Luiz Alves

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