Email Marketing ainda funciona?

Email Marketing ainda funciona?

<p><strong>Email Marketing</strong> significa o envio direto de uma mensagem comercial, tipicamente &agrave; um grupo de pessoas, atrav&eacute;s de email. Por defini&ccedil;&atilde;o, cada email enviado a um potencial ou atual cliente pode ser considerado email marketing.</p> <p>Geralmente, em seu conte&uacute;do, &eacute; utilizado para enviar <strong>promo&ccedil;&otilde;es</strong>, <strong>adquirir neg&oacute;cios</strong>, <strong>solicitar vendas</strong> ou <strong>doa&ccedil;&otilde;es</strong> e seu prop&oacute;sito &eacute; construir lealdade, <strong>confian&ccedil;a ou branding</strong> (divulga&ccedil;&atilde;o de marca). Email marketing pode ser feito &agrave; listas vendidas (pr&aacute;tica nem um pouco indicada) ou para listas constru&iacute;das, tanto de clientes quanto de potenciais clientes (<strong>Leads</strong>).</p> <p>Em resumo, o termo &eacute; utilizado para categorizar envios de mensagem de email com o <strong>prop&oacute;sito de aumentar o relacionamento de uma empresa</strong> com seus atuais, antigos ou futuros clientes, para encorajar lealdade e repetir neg&oacute;cios, adquirindo novos clientes ou convencendo atuais clientes a comprar um determinado produto.</p> <p>Alguns exemplos comuns de email marketing que voc&ecirc; j&aacute; deve ter recebido na sua caixa de entrada s&atilde;o:</p> <p><strong>- Oferta de passagem a&eacute;rea</strong>;<br /> <strong>- Promo&ccedil;&otilde;es</strong>;<br /> <strong>- Confirma&ccedil;&atilde;o de uma compra online</strong>;<br /> <strong>- Newsletter</strong>.</p> <p>Email Marketing, em compara&ccedil;&atilde;o com outras formas de <a href="https://tec2web.com.br/post/qual-o-conceito-de-marketing-digital">Marketing Digital</a>, &eacute; considerado barato; al&eacute;m disso, &eacute; um caminho para rapidamente estabelecer e comunicar o prop&oacute;sito da empresa com existentes ou potenciais clientes.</p> <p><strong>Diferente do spam</strong>, o email marketing visa chegar at&eacute; os interessados na informa&ccedil;&atilde;o, servi&ccedil;o ou produto que se deseja oferecer.</p> <p>Outra <strong>caracter&iacute;stica exclusiva da pr&aacute;tica do email marketing</strong> &eacute; que as campanhas geralmente oferecem uma op&ccedil;&atilde;o de <strong>cancelamento de recebimento</strong>, o que claramente demonstra o <strong>respeito por seu p&uacute;blico</strong>.</p> <p>Este procedimento de cancelamento pode ser atrelado, por exemplo, a um mecanismo de pesquisa de opini&atilde;o, onde &eacute; poss&iacute;vel avaliar o que est&aacute; certo ou errado na forma com que se conduz as campanhas.</p> <p>Neste artigo vamos abordar tudo que &eacute; <strong>essencial para utilizar o email marketing</strong>, de forma a obter o <strong>melhor resultado poss&iacute;vel</strong>.</p> <h3>Por que fazer email marketing?</h3> <p><strong>Com uma previs&atilde;o de 2,9 bilh&otilde;es de usu&aacute;rios de e-mail at&eacute; 2019</strong>, o email &eacute; uma maneira de alcan&ccedil;ar diretamente milhares de clientes potenciais, a um <strong>custo relativamente baixo</strong> em compara&ccedil;&atilde;o com publicidade em sites, adwords, banners ou an&uacute;ncios patrocinados em redes sociais.</p> <p>Cerca de 269 bilh&otilde;es de e-mails s&atilde;o enviados todos os dias no mundo, com uma previs&atilde;o de 319 bilh&otilde;es de envios at&eacute; 2021.&nbsp;</p> <p>No email marketing, voc&ecirc; pode ter toda a aten&ccedil;&atilde;o do lead ou prospect, pois uma vez aberta, a pe&ccedil;a ocupa boa parte da tela do dispositivo, podendo estar adaptada perfeitamente ao Smartphone, tablet ou notebook. Os an&uacute;ncios pop-up, formul&aacute;rios flutuantes ou outras propagandas na internet geralmente ficam no caminho do que um cliente potencial procura: o conte&uacute;do.</p> <h3>Como fazer email marketing?</h3> <p>Essa &eacute; a parte mais desafiadora e a que exige conhecimento de alguns par&acirc;metros t&eacute;cnicos essenciais.<br /> Por isso, sugerimos usar a <a href="https://tec2web.com.br/post/5w2h-conheca-essa-ferramenta-poderosa-de-marketing-planejamento-e-gestao">metodologia 5w2h</a>: ela consiste em <strong>7 perguntas</strong> que, se bem respondidas, lhe permitir&atilde;o tra&ccedil;ar tudo que &eacute; necess&aacute;rio para a implanta&ccedil;&atilde;o do email marketing como estrat&eacute;gia digital no seu neg&oacute;cio.</p> <h3>Quem &eacute; o p&uacute;blico? Cuidados que voc&ecirc; deve ter com ele.</h3> <p><strong>Ter sua pr&oacute;pria base de contatos</strong> &eacute; um objetivo importante para aumentar o alcance do seu neg&oacute;cio na internet, afinal de contas, isso potencializa a capacidade de <strong>gerar leads</strong> e consequentemente, <strong>aumenta as vendas</strong>.</p> <p>No entanto, comprar contatos n&atilde;o &eacute; uma boa solu&ccedil;&atilde;o, pois pode sujar permanentemente a reputa&ccedil;&atilde;o do seu dom&iacute;nio, <strong>inviabilizando o uso do email marketing</strong>.</p> <p><strong>Outra quest&atilde;o fundamental</strong> &eacute; que as listas sem renova&ccedil;&atilde;o perdem, em m&eacute;dia, <strong>22,5%</strong> de entregabilidade por ano. Sendo assim, <strong>4 anos &eacute; o prazo m&aacute;ximo</strong> para utilizar uma lista. Portanto, &eacute; importante ter uma estrat&eacute;gia para <strong>compensar os contatos que ser&atilde;o perdidos.</strong></p> <p><strong>No email marketing, qualidade est&aacute; acima de quantidade. Por isso, reunimos aqui alguns conceitos e termos que voc&ecirc; deve conhecer e que v&atilde;o lhe ajudar a criar uma base limpa e com alto engajamento.</strong></p> <p><strong>Segmenta&ccedil;&atilde;o</strong>:<br /> A personaliza&ccedil;&atilde;o de conte&uacute;do &eacute; o objetivo da segmenta&ccedil;&atilde;o de listas: voc&ecirc; divide sua lista de emails em segmentos com base no que voc&ecirc; conhece sobre cada usu&aacute;rio &ndash; seus h&aacute;bitos de compra, familiaridade com sua empresa, faixa et&aacute;ria ou experi&ecirc;ncia profissional. A segmenta&ccedil;&atilde;o de lista coloca conte&uacute;do direcionado para perfis de contatos.</p> <p><strong>Double Optin</strong>:<br /> No momento que um contato se inscreve para receber sua news, &eacute; enviado um email a ele com um link para confirmar a inscri&ccedil;&atilde;o. Isso serve para impedir emails falsos em sua base e comprovar a inten&ccedil;&atilde;o de recebimento.</p> <p>Com esta t&eacute;cnica voc&ecirc; conseguir&aacute;: menor &iacute;ndice de marca&ccedil;&atilde;o de spam e descadastros e maior engajamento, ou seja, maior visualiza&ccedil;&atilde;o, clique e retorno em suas campanhas.</p> <p><strong>Spamtrap</strong>:<br /> Spamtrap &eacute; um email falso, criado e gerido por entidades antispam para detectar quem s&atilde;o os enviadores de email que usam listas compradas, antigas ou de proced&ecirc;ncia duvidosa. Uma vez que o spamtrap comece a receber seus emails, ele ir&aacute; guardar dados sobre o remetente, podendo fazer com que ele caia em uma lista negra de bloqueio, tamb&eacute;m chamada Blacklist.</p> <p><strong>Blacklist</strong>:<br /> S&atilde;o as listas com remetentes que mais praticam spam.&nbsp;</p> <p>No entanto, alguns remetentes leg&iacute;timos acabam caindo nessas listas por erros b&aacute;sicos, como <strong>enviar para muitos contatos inv&aacute;lidos</strong>, contatos spamtraps ou conte&uacute;dos que possam ser classificados como spam.</p> <h3>Defina os seus objetivos de comunica&ccedil;&atilde;o.</h3> <p>Ao conhecer o seu p&uacute;blico e ter sua base em constante crescimento, &eacute; necess&aacute;rio pensar na forma de se comunicar.<br /> Confira a seguir <strong>2 objetivos</strong> que voc&ecirc; pode atingir ao <strong>realizar suas campanhas</strong>:</p> <p><strong>Prospe&ccedil;&atilde;o e fideliza&ccedil;&atilde;o de clientes</strong>:<br /> O fato de enviar emails numa determinada frequ&ecirc;ncia &eacute; uma forma de estar em cont&iacute;nuo contato, o que real&ccedil;a a presen&ccedil;a de marca, e ajuda muito na hora de ser lembrado como op&ccedil;&atilde;o de servi&ccedil;o ou produto.</p> <p><strong>Lan&ccedil;amento de produtos, servi&ccedil;os ou promo&ccedil;&otilde;es</strong>:<br /> Aumentar as vendas e vender novamente para o mesmo cliente &eacute; um dos objetivos mais comuns. Obviamente, as marcas se dirigem &agrave;s pessoas que est&atilde;o interessadas em receber informa&ccedil;&otilde;es sobre ofertas.</p> <h3>Esta &eacute; uma quest&atilde;o important&iacute;ssima: o que enviar?</h3> <p>Seja para <strong>atrair novos contatos</strong>, potencializar a venda de um produto ou simplesmente convidar pessoas a se inscreverem em um evento, h&aacute; um tipo de envio indicado para cada caso. Reunimos aqui os <strong>tipos mais comuns</strong> de campanha de emails para que voc&ecirc; possa ter uma ideia do que &eacute; poss&iacute;vel fazer:</p> <p><strong>Convite</strong><br /> Se o seu objetivo &eacute; fidelizar clientes e gerar engajamento, este &eacute; o tipo de envio que voc&ecirc; deve considerar. Aqui o objetivo &eacute; claro: promover seus concursos, sorteios, eventos e cursos &ndash; basicamente a atividade b&aacute;sica do marketing de conte&uacute;do. <strong>Todo mundo gosta de boas not&iacute;cias e presentes</strong> e este tipo de conte&uacute;do vai fazer com que seus <strong>contatos fiquem encantados</strong>.</p> <p>A intera&ccedil;&atilde;o e o percentual de convers&atilde;o deste tipo de email costuma ser interessante. Para ter resultado nessa abordagem, inclua <strong>CTA&rsquo;s (call-to-actions)</strong> ou alguma imagem chamativa que seja atraente ao clique dos destinat&aacute;rios.</p> <p><strong>Newsletter</strong><br /> Nos casos em que se precisa de uma <strong>fideliza&ccedil;&atilde;o direta e simples</strong>, a newsletter ou Boletim de Not&iacute;cias &eacute; a resposta para suas preces. <strong>Posicionar sua marca e de quebra incrementar o tr&aacute;fego do seu site</strong> s&atilde;o alguns dos benef&iacute;cios que se pode alcan&ccedil;ar com este tipo de envio.</p> <p><strong>Promo&ccedil;&otilde;es</strong><br /> Quando voc&ecirc; est&aacute; na<strong> busca de novos clientes</strong>, qualquer ferramenta que facilite a vida &eacute; bem-vinda. As campanhas promocionais s&atilde;o, sem d&uacute;vida, um grande aliado para ajudar no aumento dos leads, e tirar o <strong>m&aacute;ximo proveito deste tipo de campanha n&atilde;o &eacute; dif&iacute;cil</strong>.</p> <p><strong>Frequ&ecirc;ncia de envio</strong><br /> A frequ&ecirc;ncia de envio geralmente est&aacute; relacionada &agrave; quantidade de novidades que voc&ecirc; tem para comunicar. Nossa dica &eacute; basear a periodicidade em um calend&aacute;rio de envio, assim voc&ecirc; n&atilde;o excede limites. O envio pode ser di&aacute;rio, semanal, quinzenal ou mensal &ndash; isso fica a seu crit&eacute;rio. No entanto, um estudo realizado pela <strong>DMA UK (associa&ccedil;&atilde;o de marketing brit&acirc;nica)</strong> mostra que as taxas de clique n&atilde;o aumentam conforme a frequ&ecirc;ncia de envios.</p> Por: Antônio Luiz Alves – Antônio Luiz Alves

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