Como funciona o Inbound Marketing?

Como funciona o Inbound Marketing?

<p><strong>Inbound Marketing</strong> &eacute; qualquer estrat&eacute;gia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas. Tamb&eacute;m &eacute; chamado de marketing de atra&ccedil;&atilde;o e possui tr&ecirc;s grandes pilares: <strong>SEO</strong>, <a href="https://tec2web.com.br/post/o-que-e-marketing-de-conteudo-afinal">Marketing de Conte&uacute;do</a> e <strong>Estrat&eacute;gia</strong> em <strong>Redes Sociais</strong>.</p> <h3>Origem do Inbound Marketing</h3> <p>Esse novo conceito de Marketing, teve a sua origem baseada no conceito de <strong>Seth Godin</strong>, Marketing de Permiss&atilde;o. Diferente do <strong>Outbound Marketing</strong>, no Inbound Marketing s&atilde;o usadas t&aacute;ticas para ganhar o interesse do p&uacute;blico e n&atilde;o empurrar ofertas, sendo criados conte&uacute;dos de qualidade atrav&eacute;s das t&aacute;ticas de marketing online. O Inbound Marketing &eacute; utilizado h&aacute; anos pelos profissionais atuantes na web, mesmo que muitos n&atilde;o soubessem que estavam usando tais t&aacute;ticas.</p> <h3>Processo do Inbound Marketing</h3> <p>O que faz o este m&eacute;todo de processo&nbsp;t&atilde;o eficiente e &uacute;til para empresas de todos os tipos &eacute; o seu processo de opera&ccedil;&atilde;o. Ele &eacute; bem simples de entender, e se divide em 4 etapas:&nbsp;<strong>atra&ccedil;&atilde;o</strong>, <strong>convers&atilde;o</strong>, <strong>venda</strong> e <strong>encantamento</strong>.<br /> <br /> Veja, em detalhes, como colocar em pr&aacute;tica cada uma das 4 etapas da metodologia Inbound.</p> <h3>Atra&ccedil;&atilde;o</h3> <p>Seria vantajoso para uma loja ou restaurante atrair qualquer pessoa para dentro do estabelecimento, mesmo que as pessoas n&atilde;o tenham interesse algum em comprar ou consumir os produtos? Com certeza n&atilde;o.</p> <p>Com os seus canais digitais &eacute; a mesma coisa. N&atilde;o se trata de atrair muitos visitantes, mas os visitantes certos. Isso &eacute; o que chamamos de tr&aacute;fego qualificado, aquele que tem chances reais de resultar em venda no futuro.</p> <p>Como garantir que as pessoas mais propensas a se tornar leads e, depois, clientes sejam atra&iacute;das &agrave; sua marca? Por meio de conte&uacute;do relevante e interessante, normalmente servido a elas por meio dos seguintes canais:</p> <p>- <strong>marketing de conte&uacute;do</strong>: o conte&uacute;do &eacute; uma das principais ferramentas do inbound marketing, atuando em todas as etapas do funil. O marketing de conte&uacute;do atrai, converte e encanta clientes e potenciais clientes. Essa estrat&eacute;gia envolve a cria&ccedil;&atilde;o de personas, pesquisa de palavras-chave e v&aacute;rios outros fatores;<br /> <br /> – <strong>blog</strong>: &eacute; o principal canal de produ&ccedil;&atilde;o de conte&uacute;do que uma empresa pode usar no Inbound Marketing. Todos os materiais criados passam, de uma forma ou outra, pelo blog;<br /> <br /> – <a href="https://tec2web.com.br/blog/criacao-de-sites">site</a>: se o blog &quot;vende&quot;&nbsp;o conte&uacute;do, o site &eacute; que vende seu produto real. Conforme ouvem a sua mensagem, os visitantes e leads, naturalmente, se sentir&atilde;o atra&iacute;dos a ver o que a sua empresa oferece;<br /> <br /> – <strong>m&iacute;dias sociais</strong>: as m&iacute;dias sociais, que incluem tanto as redes sociais quanto aplicativos de mensagem, s&atilde;o fundamentais para espalhar seu conte&uacute;do e fortalecer a imagem da sua marca com o p&uacute;blico;<br /> <br /> – <strong>SEO</strong>: o Google &eacute; a fonte mais usada pelas pessoas para pesquisar produtos e tirar d&uacute;vidas. O SEO faz com que seu site seja encontrado mais facilmente e consiga muito mais tr&aacute;fego qualificado.</p> <h3>Convers&atilde;o</h3> <p>Depois de atrair estranhos e fazer com que se tornem leitores do seu blog e seguidores nas redes sociais, &eacute; preciso converter tantos quanto for poss&iacute;vel em leads, ou seja, clientes em potencial.</p> <p>Isso acontece por estreitar o relacionamento com o seu p&uacute;blico, ainda por meio da gera&ccedil;&atilde;o de conte&uacute;do, mas agora com um poder de persuas&atilde;o maior. As ferramentas a seguir s&atilde;o ideais para isso:</p> <p>- <a href="https://tec2web.com.br/post/landing-pages-qual-e-sua-importancia">landing pages</a>: tamb&eacute;m conhecidas como p&aacute;ginas de convers&atilde;o, s&atilde;o feitas para convencer os visitantes a aceitar uma oferta (normalmente um material gratuito de grande qualidade) em troca de informa&ccedil;&otilde;es pessoais;<br /> <br /> – <strong>formul&aacute;rios</strong>: as informa&ccedil;&otilde;es que a landing page pede s&atilde;o preenchidas em formul&aacute;rios. A forma como eles s&atilde;o criados faz grande diferen&ccedil;a na taxa de convers&atilde;o, ent&atilde;o fique atento para tornar o preenchimento f&aacute;cil e agrad&aacute;vel;<br /> <br /> – <strong>call to action (CTA)</strong>: &eacute; uma chamada &agrave; a&ccedil;&atilde;o, um convite direto para que o visitante aceite a oferta da landing page e preencha o formul&aacute;rio. Mantenha um alto contraste do CTA com os outros elementos da p&aacute;gina;<br /> <br /> – <strong>CRM</strong>: por meio do software de CRM (termo ingl&ecirc;s para &quot;Gest&atilde;o de relacionamento com o cliente&quot;), voc&ecirc; tem uma central de informa&ccedil;&otilde;es sobre todos os contatos. Isso permite saber o que cada um deles precisa, e quando, o que &eacute; perfeito para gerar e nutrir leads;<br /> <br /> – <strong>CRO</strong>: o papel do CRO (do ingl&ecirc;s para &ldquo;Otimiza&ccedil;&atilde;o da taxa de convers&atilde;o) &eacute; garantir que suas convers&otilde;es continuem aumentando, nunca diminuindo. Um bom plano de otimiza&ccedil;&atilde;o envolve a&ccedil;&otilde;es cont&iacute;nuas, baseadas em testes e dados coletados.</p> <h3>Venda</h3> <p>Depois de atrair as pessoas certas e converter parte delas em leads, o seu caminho &eacute; promissor. Mas agora falta transform&aacute;-los em clientes, o que vai exigir um conhecimento ainda maior da persona e um toque pessoal.</p> <p>Veja como as ferramentas de marketing e vendas abaixo s&atilde;o importantes nesta etapa determinante do processo:</p> <p>- <strong>automa&ccedil;&atilde;o de marketing</strong>: como manter o n&iacute;vel de personaliza&ccedil;&atilde;o quando se tem centenas ou at&eacute; milhares de leads? As ferramentas de automa&ccedil;&atilde;o permitem manter o relacionamento pr&oacute;ximo dos leads e conduzi-los pelo funil, mesmo em grande escala.<br /> <br /> – <strong>email marketing</strong>: n&atilde;o basta gerar leads sem fazer um trabalho de gest&atilde;o e mant&ecirc;-los interessados na sua marca. O <a href="https://tec2web.com.br/post/email-marketing-ainda-funciona">email marketing</a> &eacute; o canal perfeito para isso, j&aacute; que permite estimular o interesse dos leads com praticidade e alto n&iacute;vel de personaliza&ccedil;&atilde;o;<br /> <br /> – <strong>nutri&ccedil;&atilde;o de leads</strong>: o objetivo do email marketing n&atilde;o &eacute; apenas entreter os leads, mas conduzi-los pelo funil de vendas. &Eacute; para isso que essa existe a nutri&ccedil;&atilde;o de leads?&mdash;?sequ&ecirc;ncias de emails feitas para deixar o lead mais perto da compra;<br /> <br /> – <strong>lead scoring</strong>: nem todo lead est&aacute; no mesmo momento. Alguns acabaram de ser gerados, outros est&atilde;o quase prontos para a compra, e ainda outros esfriaram na sua base de contatos. O lead scoring &eacute; uma pontua&ccedil;&atilde;o que te ajuda a saber quem merece a prioridade do time de vendas.</p> <h3>Encantamento</h3> <p>O fechamento da venda &eacute; motivo duplo de comemorar: primeiro, porque o principal objetivo do processo de Inbound foi alcan&ccedil;ado. Segundo, porque uma nova porta se abre, e voc&ecirc; tem a chance de transformar o mais novo cliente em um leal promotor da sua marca.</p> <p>Por oferecer um servi&ccedil;o p&oacute;s-venda de m&aacute;xima qualidade, a sua empresa consegue manter os clientes satisfeitos.</p> <p>Por sua vez, eles v&atilde;o comprar mais, recomendar seu produto/servi&ccedil;o a outros e ser menos suscet&iacute;veis a mensagens de concorrentes.</p> <p>Invista nas seguintes pr&aacute;ticas para encantar seus clientes:</p> <p>- <strong>Sucesso do Cliente</strong>: se o cliente tiver conseguir resultados reais com o produto que acabou de comprar, com certeza far&aacute; isso de novo, e vai recomendar a todas as pessoas que puder que fa&ccedil;am o mesmo;<br /> <br /> – <strong>relacionamento ativo</strong>: n&atilde;o se esque&ccedil;a dos seus clientes, nem deixe que esque&ccedil;am da sua empresa. Envie mensagens e conte&uacute;dos relevantes com regularidade para manter o relacionamento ativo. Isso pode ser feito por meio de redes sociais e newsletter;<br /> <br /> – <strong>conte&uacute;do avan&ccedil;ado</strong>: oferecer materiais de topo de funil para clientes ativos seria perda de tempo. Crie conte&uacute;dos espec&iacute;ficos para suas necessidades, e mostre real preocupa&ccedil;&atilde;o. Isso far&aacute; com que eles amem a sua marca e sejam leais a ela.</p> <h3>SEO</h3> <p>As pr&aacute;ticas do <a href="https://tec2web.com.br/blog/otimizacao-de-sites">SEO</a> tamb&eacute;m s&atilde;o muito importantes para o Inbound Marketing, pois s&atilde;o adotadas pr&aacute;ticas que atraem mais visitas para o blog e geram mais leads. Atrav&eacute;s de pr&aacute;ticas que posicionam melhor o site nas buscas, o SEO contribui para atingir o p&uacute;blico alvo para seus produtos e n&atilde;o apenas visitantes curiosos. Muitas empresas n&atilde;o tem sucesso porque n&atilde;o sabem aplicar ou n&atilde;o d&atilde;o muita import&acirc;ncia para essas pr&aacute;ticas.</p> <h3>M&iacute;dias Sociais</h3> <p>A Conte&uacute;do sob Demanda, al&eacute;m de produzir artigos originais e de qualidade para empresas de todo o Brasil, tamb&eacute;m &eacute; focada em articular esses artigos em diferentes M&iacute;dias Sociais.</p> <p>Assim, al&eacute;m de alimentarmos os sites de nossos clientes com informa&ccedil;&otilde;es relevantes e pertinentes aos seus neg&oacute;cios, eles tamb&eacute;m t&ecirc;m a possibilidade de contar com um apoio especializado para propagar estas informa&ccedil;&otilde;es junto ao seu p&uacute;blico localizado em diversas redes sociais, como o <strong>Facebook</strong>, <strong>Twitter</strong>, <strong>Linkedin</strong>, entre outras.</p> Por: Antônio Luiz Alves – Antônio Luiz Alves

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