A Tendência de Marketing Digital (CRO) e seus Benefícios

A Tendência de Marketing Digital (CRO) e seus Benefícios

<p>Mas qual &eacute; o objetivo de um site? Em alguns casos, &eacute; gerar leads; em outros, fechar vendas de forma direta.</p> <p>Independentemente disso, uma coisa &eacute; certa: todo site tem um objetivo, e, quando ele &eacute; alcan&ccedil;ado, chega-se ao <strong>marketing como convers&atilde;o</strong>.</p> <p>Apesar de ser mais associada ao e-commerce, a <strong>taxa de convers&atilde;o</strong> &eacute; uma m&eacute;trica important&iacute;ssima para v&aacute;rios objetivos de <a href="https://tec2web.com.br/post/qual-o-conceito-de-marketing-digital">marketing digital</a>, como o <strong>preenchimento de formul&aacute;rio</strong>, a <strong>assinatura de uma newslette</strong>r ou o <strong>download de um ebook</strong>. &Eacute; a taxa de convers&atilde;o que vai te ajudar a medir e otimizar os resultados do seu <strong>investimento em marketing digital</strong> &ndash; ou seja, &eacute; o que vai te mostrar se seus investimentos em <a href="https://tec2web.com.br/post/diferenca-entre-seo-e-links-patrocinados">Links Patrocinados</a>, <strong>Banners na Rede de Conte&uacute;do do Google</strong>, <a href="https://tec2web.com.br/post/email-marketing-ainda-funciona">E-mail Marketing</a>, <strong>M&iacute;dias Sociais</strong> ou qualquer outra forma de publicidade online est&atilde;o dando resultados ou s&atilde;o, simplesmente, desperd&iacute;cio de dinheiro.</p> <p>Se voc&ecirc; n&atilde;o sabe qual &eacute; a sua taxa de convers&atilde;o hoje ou n&atilde;o dava muita aten&ccedil;&atilde;o a ela, chegou a hora disso mudar!</p> <h3>O que &eacute; Taxa de Convers&atilde;o e como calcular?</h3> <p><strong>Calcular a taxa de convers&atilde;o</strong> do seu site &eacute; simples: ela &eacute; a rela&ccedil;&atilde;o entre o n&uacute;mero de visitas do seu site e o n&uacute;mero de a&ccedil;&otilde;es realizadas. Quando falo &quot;a&ccedil;&otilde;es&quot;, me refiro &agrave;s a&ccedil;&otilde;es que voc&ecirc; quer que o visitante desempenhe no site &ndash; lembrando que converter um visitante, &eacute;, simplesmente, fazer com que ele cumpra uma determinada a&ccedil;&atilde;o, dentro do seu site, que tenha valor para o seu neg&oacute;cio: se tornar um lead de venda, entrar em contato, comprar, entre outros.</p> <p><strong>Para deixar mais claro, a&iacute; vai um exemplo</strong>: digamos que o seu site tenha 100 visitas em um dia e que destas, 5 realizam uma compra. J&aacute; que 5 dos 100 visitantes comparam, sua taxa de convers&atilde;o &eacute; de 5%.</p> <h3>A taxa de convers&atilde;o mostra o real desempenho do seu site</h3> <p><strong>Por ser em percentual, a sua taxa de convers&atilde;o &eacute; um &iacute;ndice muito mais confi&aacute;vel do que os resultados em si. N&atilde;o parece, mas &ldquo;n&uacute;meros inteiros&rdquo; podem enganar bastante, quer ver?</strong> Vamos supor que durante o ano voc&ecirc; alcance uma m&eacute;dia de 150 vendas mensais, mas no m&ecirc;s de dezembro, voc&ecirc; consegue realizar 300 vendas pelo seu site gra&ccedil;as ao Natal. Pergunta de vestibular: Isso significa que voc&ecirc; sua campanha teve um melhor desempenho neste per&iacute;odo do que em tudo o ano? E a resposta &eacute;&hellip; depende.</p> <p>Depende porque a taxa de convers&atilde;o n&atilde;o leva em considera&ccedil;&atilde;o somente as vendas, mas est&aacute; relacionada tamb&eacute;m ao n&uacute;mero de visitas do site. Por exemplo: durante o ano a sua m&eacute;dia de visitas &eacute; de 2000 e no m&ecirc;s de dezembro esse n&uacute;mero subiu pra 5000 visitas. Calculando a taxa de convers&atilde;o, teremos:</p> <p><strong>- Dezembro: 300/5000 = 0,06 x 100 = 6%</strong><br /> <strong>- Outros meses: 150/2000 = 0,075 = 7,5%</strong></p> <p>Ou seja, apesar de apresentar um <strong>maior n&uacute;mero de vendas</strong>, dezembro teve um desempenho menor do que os outros meses do ano. A l&oacute;gica &eacute; a seguinte: mais acesso gera, consequentemente, mais vendas. Por isso &eacute; preciso analisar bem os resultados antes de tirar conclus&otilde;es. Percebe como a efici&ecirc;ncia dos seus esfor&ccedil;os de marketing ficam mais claros com o c&aacute;lculo da taxa de convers&atilde;o?</p> <h3>Como aumentar sua taxa de convers&atilde;o</h3> <p>Agora que voc&ecirc; j&aacute; consegue calcular a taxa de convers&atilde;o m&eacute;dia que precisa alcan&ccedil;ar, e consegue saber onde precisa melhorar, vamos ao que interessa: como fazer isso?</p> <p><strong>Para acertar em sua estrat&eacute;gia &eacute; preciso conhecer bem o seu p&uacute;blico</strong>: como ele navega, de onde ele vem (qual a origem de tr&aacute;fego), para onde ele vai (dentro do seu site), qual o tempo m&eacute;dio de perman&ecirc;ncia nas p&aacute;ginas, quais calls-to-action s&atilde;o mais efetivos,etc.</p> <p>O <strong>Google Analytics</strong> &eacute; uma ferramenta que te ajuda (e muito) com isso. Usando as informa&ccedil;&otilde;es retiradas dele voc&ecirc; vai poder intensificar os seus pontos positivos. E se voc&ecirc; realmente deseja aumentar a taxa de convers&atilde;o do seu site, existem alguns pontos que interferem diretamente na sua taxa de convers&atilde;o.</p> Por: Antônio Luiz Alves – Antônio Luiz Alves

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