5W2H? – Conheça essa ferramenta poderosa de Marketing, Planejamento e Gestão.

5W2H? – Conheça essa ferramenta poderosa de Marketing, Planejamento e Gestão.

<p>Quem busca uma <strong>ferramenta de gest&atilde;o</strong> eficaz n&atilde;o pode abrir m&atilde;o de uma planilha 5W2H.<br /> Apesar do nome um tanto estranho, esse instrumento &eacute; muito simples de entender e f&aacute;cil de aplicar.<br /> E o melhor: n&atilde;o importa qual seja o porte do seu neg&oacute;cio, fazer um plano de a&ccedil;&atilde;o 5W2H aproxima voc&ecirc; de suas metas.<br /> Como voc&ecirc; vai ver neste artigo, a metodologia oferece uma das mais completas abordagens em termos de planejamento estrat&eacute;gico.<br /> Basta identificar um problema e construir uma tabela 5W2H para ficar mais pr&oacute;ximo da solu&ccedil;&atilde;o.<br /> Quer uma ajudinha para alcan&ccedil;ar melhores resultados e projetar um futuro mais rent&aacute;vel &agrave; empresa?</p> <h3>O que &eacute; o 5W2H?</h3> <p>O <strong>5W2H</strong>, basicamente, &eacute; um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o m&aacute;ximo de clareza poss&iacute;vel por parte dos colaboradores &nbsp;da empresa. Ele funciona como um mapeamento destas atividades, onde ficar&aacute; estabelecido o que ser&aacute; feito, quem far&aacute; o qu&ecirc;, em qual per&iacute;odo de tempo, em qual &aacute;rea da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita. Em um segundo momento, dever&aacute; figurar nesta tabela (sim, voc&ecirc; far&aacute; isto em uma tabela) como ser&aacute; feita esta atividade e quanto custar&aacute; aos cofres da empresa tal processo.</p> <p>Esta ferramenta &eacute; extremamente &uacute;til para as empresas, uma vez que elimina por completo qualquer d&uacute;vida que possa surgir sobre um processo ou sua atividade. Em um meio &aacute;gil e competitivo como &eacute; o ambiente corporativo, a aus&ecirc;ncia de d&uacute;vidas agiliza e muito as atividades a serem desenvolvidas por colaboradores de setores ou &aacute;reas diferentes. afinal, um erro na transmiss&atilde;o de informa&ccedil;&otilde;es pode acarretar diversos preju&iacute;zos &agrave; sua empresa, por isso &eacute; preciso ficar atento &agrave; essas quest&otilde;es decisivas, e o 5W2H &eacute; excelente neste quesito!</p> <h3>O que significa 5W2H?</h3> <p>O nome pode assustar no in&iacute;cio, mas o processo da ferramenta 5W2H &eacute; bem simples.<br /> Basicamente, ela parte de um problema e realiza a an&aacute;lise sobre o seu enfrentamento a partir de sete perguntas &ndash; que &eacute; o que d&aacute; nome &agrave; metodologia.</p> <p>Os cinco &quot;Ws&quot; representam (em ingl&ecirc;s): o que (what), por que (why), onde (where), quando (when) e quem (who).</p> <p>J&aacute; os dois &quot;Hs indicam: como (how) e quanto custa (how much). Por exemplos</p> <p><strong>- What</strong>: O que ser&aacute; feito (etapas);<br /> <strong>- Why</strong>: Por que ser&aacute; feito (Justificativa);<br /> <strong>- Where</strong>: Onde ser&aacute; feito (Local);<br /> <strong>- Who</strong>: Por quem ser&aacute; feito (Responsabilidade);<br /> <strong>- How</strong>: Como ser&aacute; feito (M&eacute;todo);<br /> <strong>- How Much</strong>: Quanto custar&aacute; fazer (Custo).</p> <p>Agora tudo faz mais sentido, n&atilde;o &eacute; mesmo?<br /> Mas o significado pode ficar ainda mais claro com um exemplo.</p> <p>Vamos imaginar que sua empresa esteja com um problema X.<br /> Aqui, est&aacute; uma explica&ccedil;&atilde;o do m&eacute;todo 5W2H que pode ajud&aacute;-lo a resolver esse problema espec&iacute;fico com efici&ecirc;ncia:</p> <h3>What?: o que ser&aacute; feito?</h3> <p>Antes de tudo, &eacute; hora de identificar descrever o problema de forma adequada. A gravidade desse problema varia durante o ano? As defini&ccedil;&otilde;es operacionais s&atilde;o claras? O sistema de mensura&ccedil;&atilde;o de resultados &eacute; preciso e repet&iacute;vel?<br /> Depois, determine o que ser&aacute; realizado, ou seja, qual a meta a alcan&ccedil;ar.</p> <h3>Why?: por que ser&aacute; feito?</h3> <p>Qualquer explica&ccedil;&atilde;o conhecida que contribua para a solu&ccedil;&atilde;o do problema deve ser declarada.<br /> &Eacute; preciso delimitar raz&otilde;es que justificam por que a meta foi proposta.</p> <h3>Where?: onde ser&aacute; feito?</h3> <p>Se um defeito ocorre em uma parte do processo, onde ele est&aacute; localizado? Uma folha de verifica&ccedil;&atilde;o de localiza&ccedil;&atilde;o pode ajudar.<br /> A partir desse diagn&oacute;stico, fica mais simples determinar em qual setor da empresa o problema em quest&atilde;o ser&aacute; enfrentado.</p> <h3>When?: quando ser&aacute; feito?</h3> <p>Voc&ecirc; tem uma meta a alcan&ccedil;ar, portanto, precisa determinar quando cada uma das tarefas propostas ser&aacute; realizada e tamb&eacute;m a dura&ccedil;&atilde;o de cada uma delas.&nbsp;Um instrumento de apoio aqui &eacute; um cronograma de a&ccedil;&otilde;es.</p> <h3>Who?: por quem ser&aacute; feito?</h3> <p>Primeiro, veja quem s&atilde;o os indiv&iacute;duos associados ao problema. Quais s&atilde;o os clientes que reclamam? Quais operadores est&atilde;o tendo dificuldades?<br /> Em seguida, defina quem ser&aacute; o respons&aacute;vel por cada a&ccedil;&atilde;o prevista para alcan&ccedil;ar a meta que estabeleceu.</p> <h3>How?: como ser&aacute; feito?</h3> <p>Nas etapas anteriores, voc&ecirc; definiu quase tudo. Mas n&atilde;o h&aacute; como colocar a estrat&eacute;gia em pr&aacute;tica sem entrar nos detalhes sobre como isso ser&aacute; feito.<br /> &Eacute; preciso estabelecer um plano espec&iacute;fico para cada a&ccedil;&atilde;o necess&aacute;ria para que a meta determinada l&aacute; no in&iacute;cio seja alcan&ccedil;ada.</p> <h3>How much?: Quanto vai custar?</h3> <p>De nada adianta criar um plano mirabolante se ele n&atilde;o est&aacute; ajustado &agrave; realidade financeira da empresa.<br /> &Eacute; hora de olhar para o caixa e definir um or&ccedil;amento vi&aacute;vel para ir em busca da meta proposta.<br /> Dependendo da sua capacidade para tanto, pode ser necess&aacute;rio fazer ajustes em prazos e nas pr&oacute;prias a&ccedil;&otilde;es.</p> <h3>Como utilizar?</h3> <p>Antes de utilizar o 5W2H &eacute; preciso que voc&ecirc; estabele&ccedil;a uma estrat&eacute;gia de a&ccedil;&atilde;o para identifica&ccedil;&atilde;o e proposi&ccedil;&atilde;o de solu&ccedil;&otilde;es de determinados problemas que queira sanar. Para isso pode-se utilizar de brainstorm para se chegar a um ponto comum. &Eacute; preciso tamb&eacute;m ter em conta os seguintes pontos:</p> <p>Tenha certeza de estar implementando a&ccedil;&otilde;es sobre as causas do problema, e n&atilde;o sobre seus efeitos;<br /> Tenha certeza que suas a&ccedil;&otilde;es n&atilde;o tenham qualquer efeito colateral, caso contr&aacute;rio dever&aacute; tomar outras a&ccedil;&otilde;es para elimin&aacute;-los;<br /> &Eacute; preciso propor diferentes solu&ccedil;&otilde;es para os problemas analisados, certificando-se dos custos aplicados e da real efic&aacute;cia de tais solu&ccedil;&otilde;es.</p> <p>E uma dica importante, permita que seu planejamento utilize o conceito do Marketing Digital, que ser&aacute; um grade aliado nas suas estrat&eacute;gias.</p> Por: Antônio Luiz Alves – Antônio Luiz Alves

Deixe uma resposta

3 × 2 =