O Banco de Brasília, BRB, (BSLI4) vem passando por uma série de instabilidades nos últimos dois dias, incluindo problemas com seu site, aplicativo e demais operações. Em seu Twitter oficial, o BRB afirmou, na quarta-feira (5), que enfrentava “intermitência em seus sistemas” e que as equipes de tecnologia estavam “trabalhando para que o funcionamento fosse normalizado o mais rápido possível”.
Mas, segundo o site “Tecmundo”, os problemas nos sistemas do BRB teriam sido originados por um ataque hacker, a partir de ransomware, um software de extorsão que faz sequestro de dados. Nessa modalidade, os hackers acessam os sistemas críticos e pedem recompensa sob a ameaça de publicar informações sigilosas. Ainda de acordo com o “Tecmundo”, os criminosos estariam exigindo cerca de 50 bitcoins (BTC), algo em torno de R$ 5,2 milhões, para não divulgarem informações dos clientes do banco.
A reportagem do “Tecmundo” também informou que o banco tinha até as 15h desta quinta-feira (6) para efetuar o pagamento. O InfoMoney entrou em contato o BRB, por meio de sua assessoria de imprensa, para confirmar as informações sobre o suposto ataque hacker, mas ainda não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Em respostas aos clientes no Twitter, que reclamam de falhas nos sistemas, o BRB havia confirmado nesses últimos dois dias que estava enfrentando instabilidades. “O sistema financeiro vem sendo atacado nos últimos dias. O time BRB está empenhado em reestabelecer definitivamente todos os sistemas, com a maior celeridade”, disse o banco para um cliente nesta quinta, às 18h.
Porém, na manhã desta sexta-feira (7), às 10h30, o banco acrescentou que, na verdade, passou por “uma oscilação que afetou os canais”. “Estamos voltando de forma gradual. Mas não se preocupe, nosso time está trabalhando para resolver tudo”, comentou o banco em resposta a outro cliente.
Lindolfo Mendes, servidor público, mora em Brasília e é cliente do BRB. Ele contou ao InfoMoney que vem tendo problemas com os serviços da instituição financeira desde quarta-feira (5). “O sistema do BRB está instável e muito ruim. Fui viajar na quarta-feira, cheguei em um restaurante e não consegui usar nem o cartão, nem o Pix. Estava tudo fora do ar. Tive que usar outro banco”, conta.
Ele explicou que, nesta sexta, “os sistemas estavam voltando ao normal”.
Em sua reportagem, o “Tecmundo” afirmou também que o caso já é investigado pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos, da Polícia Civil do Distrito Federal. O InfoMoney também entrou em contato com a polícia e aguarda um posicionamento sobre a apuração.
O BRB
O BRB tem como acionista majoritário o Governo do Distrito Federal. Foi criado em 10 de dezembro de 1964, e começou suas operações em 12 de julho de 1966. Sua criação foi pensada para fazer com que o Governo do Distrito Federal se tornasse um agente financeiro que possibilitasse captar os recursos necessários para o desenvolvimento da região.
O banco que oferece, desde 1991, serviços comerciais, de câmbio, imobiliários, entre outros, ganhou notoriedade nacional ao fechar patrocínio com o time de futebol carioca Flamengo.
A instituição fechou o quatro trimestre de 2021 com 3,5 milhões de clientes pessoas físicas e jurídicas, alta de 344% em relação ao mesmo período de 2020. Segundo o resultado do segundo trimestre de 2022, o banco passou a contar com 4,7 milhões de clientes totais.
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Por: Equipe InfoMoney – InfoMoney