As instabilidades registradas contra o aplicativo, na manhã desta segunda-feira (25), ganharam força e atingiram todos os canais do banco Santander, que estão fora do ar. Um recado automático no site e no app do banco apenas diz: “retornaremos em breve”.
Relatos de clientes (pessoas físicas e jurídicas) também dão conta de que os serviços presenciais, que são oferecidos nas agências do banco, passaram por instabilidades e ficaram inoperantes na maior parte do dia. Os problemas levaram o Santander ao topo dos assuntos mais comentados no Twitter brasileiro.
Na rede social, que concentrou as queixas dos correntistas, a preocupação era em relação à quitação de contas com vencimento neste 25 de julho. “Perdi o cartão, não consigo contato nos telefones e não consigo atendimento nem na agência, nem on-line e nem nos caixas eletrônicos! O que fazer?”, disse uma usuária.
“Santander fora ar o dia todo!!! Mudem a propaganda! O que a gente pode fazer por você hoje? O básico (pois vocês não fazem). App, site, agência tudo fora do ar?!! Preciso pagar as minhas contas!!!”, escreveu outro internauta.
O que aconteceu?
O problema que trava os sistemas do Santander ainda não foi oficialmente revelado. Em respostas às queixas dos clientes, o banco afirmou que ocorreu uma “intermitência nos canais”.
“Pedimos desculpas pelo ocorrido. Identificamos uma intermitência em nossos canais e já estamos trabalhando para regularização. Por favor, tente novamente mais tarde”, diz o banco em resposta a um cliente no Twitter.
Ao InfoMoney, o banco disse, por nota, que os sistemas serão restabelecidos gradualmente. “O Santander informa que os serviços afetados pela instabilidade sistêmica ocorrida nesta segunda-feira, 25, estão sendo restabelecidos gradualmente. O banco lamenta profundamente os transtornos aos clientes, que serão ressarcidos por eventuais cobranças motivadas pela indisponibilidade.”
Os correntistas afetados com juros, por atrasos no pagamento de contas com vencimento neste 25 de julho, poderão acionar os canais oficiais do banco e solicitar ressarcimento pelo prejuízo causado.
Ataque hacker?
Os clientes, irritados com as falhas, também passaram a cogitar nas redes sociais se o banco foi alvo de algum ataque hacker — fato não confirmado pela instituição.
Outra hipótese que passou a circular no setor é a de que o mainframe das contas correntes pode ter sido afetado, o que gerou a queda sistêmica das plataformas do banco. O mainframe é uma espécie de rede de “supercomputadores”, que são capazes de suportar milhares de aplicativos e dispositivos.
O equipamento integra toda operação ao manter o funcionamento dos sistemas com atendimento aos clientes de forma simultânea. Se a falha ocorreu no mainframe, a reação esperada é a que está sendo vista nesta segunda, com todos os sistemas inoperantes.
O InfoMoney aguarda manifestação do Santander sobre o que causou a queda dos sistemas.
Quem acessou as plataformas do banco, por volta das 18h desta segunda, encontrava a seguinte mensagem reproduzida abaixo:
No app, também aparece uma mensagem de erro tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas. Veja:
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Por: Equipe InfoMoney – InfoMoney