O Ibovespa amplia as quedas nesta quinta-feira (23) e cai 2,06% aos 98.152 pontos. Com isso, o índice fica no menor patamar desde meados de julho de 2022.
A queda no Ibovespa hoje ocorre um dia após uma quarta-feira (22) de decisões de política monetária no Brasil e nos EUA – com manutenção da Selic pelo Copom e alta de juros por parte do Federal Reserve (Fed).
“A autoridade monetária reforça que ‘irá perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas’. Os próximos passos da política monetária poderão ser ajustados e o Copom não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”, comenta analista de renda fixa da Suno Research, Vinicius Romano.
Com isso, a queda do Ibovespa é praticamente generalizada, com cerca de 10 papéis apresentando alta no intradia – na casa de 1% ou menos – ao passo que todas as demais ações da bolsa de valores opera em queda.
Na ponta negativa, varejista, incorporadoras e empresas que sofrem mais com o ciclo de crédito atual um um custo de capital mais elevado.
O destaque é o Magazine Luiza (MLGU3), que despenca 12%.
Além disso, companhias relativamente endividadas e/ou alavancadas também marcam presença dentre as maiores baixas, com 10,5% de baixa na Gol (GOLL4).
Assim, a bolsa de valores brasileira cai na contramão do exterior, com altas de 0,4% no Dow Jones e 0,5% no S&P 500.
Os contratos futuros do dólar, por sua vez, operam em alta de 0,7% a R$ 5,283.
Vale destacar que além desses fatores, os balanços trimestrais divulgados na véspera também afetam a bolsa de valores hoje, com encolhimento do lucro da Braskem (BRKM5) acima do esperado.
Maiores altas do Ibovespa
- VIVT3: +1,3%
- BBSE3: +1,2%
- WEGE3: +1,2%
- CMIG4: +1%
- TIMS3: +1%
Maiores baixas do Ibovespa
- MGLU3: -12,5%
- GOLL4: -10,5%
- VIIA3: -10%
- AZUL4: -9%
- BRFS3: -8,8%
Última cotação do Ibovespa
O Ibovespa encerrou o pregão da quarta-feira (22) em queda de 0,77%, aos 100.221 ponto
Por: Eduardo Vargas – Suno