Você está visualizando atualmente IBP entra com ação no STF questionando constitucionalidade do imposto de exportação de óleo

IBP entra com ação no STF questionando constitucionalidade do imposto de exportação de óleo

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a constitucionalidade do imposto de exportação de petróleo, criado pela Medida Provisória 1.163. O tributo foi anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no início de março, para recompor receitas da cadeia de óleo e gás.

“A decisão de ir à Justiça, que está alinhada às ações de empresas do setor, tem como objetivo restabelecer a ordem constitucional tributária, cujos princípios da materialidade do Imposto de Exportação (inexistência de extrafiscalidade), da livre concorrência, da isonomia, da capacidade contributiva, do não-confisco e da segurança jurídica foram severamente atingidos”, disse o IBP, em nota, nesta terça-feira.

O IBP destaca a preocupação da indústria em relação à atratividade do País para investimentos robustos e de longo prazo. Segundo o instituto, a alocação de recursos demanda previsibilidade jurídicas, regulatórias e tributárias, bem como respeito aos contratos vigentes. O IBP destacou que o Brasil tem tradição nesses quesitos, o que permitiu o desenvolvimento do segmento de óleo e gás nos últimos anos.

“Importante destacar que as exportações de petróleo são o terceiro item mais importante da balança comercial brasileira, sendo responsável por um superávit de US$ 65 bilhões nos últimos quatro anos e contribuindo para o fechamento das contas externas do País”, diz o IBP, acrescentando que o setor corresponde também cerca de 15% do PIB industrial.

O IBP vê risco de interromper as perspectivas de aumento da produção de petróleo no País, assim como será reduzida a arrecadação de tributos para estados e municípios.

“A tributação de exportações abre ainda um precedente para tributar vendas externas de outros setores da econômica focados nas vendas externas de commodities”, afirmou o IBP.

The post IBP entra com ação no STF questionando constitucionalidade do imposto de exportação de óleo appeared first on InfoMoney.



Leia na integra…

Por: Estadão Conteúdo – InfoMoney

Deixe um comentário