A Bolsa de Valores de São Paulo, a B3 (B3SA3), voltará a funcionar em horário normal a partir desta segunda-feira (13). Os Estados Unidos e o Canadá entraram em horário de verão no domingo (12), adiantando seus relógios em uma hora. Com isso, o pregão da bolsa brasileira volta a terminar suas negociações às 17h (horário de Brasília).
Até então, o horário do pregão regular da B3, que envolve o mercado de bolsa (contratos futuros e de opções e operações estruturadas referenciados em commodities, dólar comercial, units,) e balcão (ações), era encerrado às 18h. A pré-abertura de mercado continuará às 9h45, e abertura do mercado à vista às 10h.
Apesar do fechamento estar agendado para 17h, as operações com ações, Brazilian Depositary Receipts (BRDs) e Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs) são realizadas das 10h às 16h55.
A partir desta segunda-feira, a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) passa a operar das 10h30 (horário de Brasília) às 17h (Brasília). Na New York Mercantile Exchange (Nymex), os contratos futuros de petróleo passam a ter fechamento às 15h30 (de Brasília).
Já para a Comex, divisão de metais da Nymex, os contratos futuros de cobre fecham às 14h (Brasília); os contratos futuros de ouro, às 14h30 (Brasília).
Na Costa Leste dos Estados Unidos, que inclui Nova York e Washington, os relógios serão adiantados às 2h locais. No Canadá, Toronto e Montreal ficarão uma hora atrás de Brasília; Vancouver estará quatro horas atrasada.
Veja como ficam os principais mercados com os novos fusos horários, a partir desta segunda-feira (13):
- As Bolsas de Nova York passam a operar das 10h30 (de Brasília) às 17h00;
- Na New York Mercantile Exchange (Nymex), os contratos futuros de petróleo passam a ter fechamento às 15h30;
- Na Comex, os contratos futuros de cobre fecham às 14h, e os contratos futuros de ouro, às 14h30;
- A B3 mantém o horário de abertura do mercado de ações, às 10h00, mas fecha às 17h00, acompanhando o fechamento de NY.
Por: Beatriz Boyadjian – Suno