Você está visualizando atualmente Com preço nas alturas, gasolina foi item de maior pressão no IPCA de novembro

Com preço nas alturas, gasolina foi item de maior pressão no IPCA de novembro

A gasolina foi o item de maior pressão sobre a inflação oficial no país em novembro. O combustível aumentou 2,99%, uma contribuição de 0,14 ponto porcentual para a taxa de 0,41% registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no último mês, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo Pedro Kislanov, a alta da gasolina foi puxada por um aumento no etanol, que subiu 7,57% em novembro.

“A gasolina subiu porque o preço do etanol subiu bastante também. O etanol foi bastante afetado pelo período de entressafra da cana-de-açúcar. Não só isso: como o preço do açúcar está elevado, o produtor tem preferido produzir mais açúcar que etanol”, disse Kislanov.

Com gasolina e etanol mais caros, os combustíveis subiram 3,29% em novembro, após terem recuado 1,27% em outubro. O óleo diesel aumentou 0,11%, enquanto o gás veicular teve queda de 1,77%. “A gasolina tem queda acumulada no ano de 25% nos preços”, lembrou Kislanov.

O grupo Transportes encerrou novembro com uma elevação de 0,83%, o equivalente a uma contribuição de 0,17 ponto porcentual para o IPCA do mês.

Além dos combustíveis, destacaram-se as altas de emplacamento e licença (1,72%), automóvel novo (0,50%) e seguro voluntário de veículo (0,97%), que contribuíram conjuntamente com 0,07 ponto porcentual para a inflação.

Na direção oposta, os preços das passagens aéreas recuaram 9,80%, após as altas de 8,22% em setembro e 27,38% em outubro. As passagens aéreas ainda acumulam uma alta de 22,44% no ano.

Planeje seus gastos. Baixe de graça a planilha de controle financeiro com todos os cálculos para monitorar seus gastos mensais

The post Com preço nas alturas, gasolina foi item de maior pressão no IPCA de novembro appeared first on InfoMoney.



Leia na integra…

Por: Estadão Conteúdo – InfoMoney

Deixe um comentário