A inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido atingiu em outubro nova máxima em 41 anos, ainda impulsionada pelos preços de energia. Dados do ONS, como é conhecido o escritório de estatísticas do país, mostram que a taxa anual do CPI britânico atingiu 11,1% no mês passado, maior patamar desde outubro de 1981.
O resultado de outubro ficou bem acima da taxa de setembro (10,1%) e superou a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 10,9%.
Na comparação mensal, o CPI do Reino Unido subiu 2% em outubro, também superando o consenso do mercado, de alta de 1,8%. O ONS informou que a inflação mensal correspondeu à taxa anual do CPI de julho de 2021. Ou seja, em apenas um mês de 2022, os preços subiram tanto quanto no acumulado dos sete primeiros meses do ano passado.
O núcleo do CPI britânico, que desconsidera preços de energia e alimentos, avançou 0,7% em outubro ante setembro. Neste caso, a projeção era de +0,6%. Já no confronto anual, o núcleo do CPI teve alta de 6,5% no último mês, em linha com as expectativas.
Conheça as estratégias usadas pelos maiores investidores do mundo. Cadastre-se e aumente seus ganhos na Bolsa de Valores.
The post Índice CPI do Reino Unido atinge 11,1% em outubro, maior nível em 41 anos appeared first on InfoMoney.
Por: Estadão Conteúdo – InfoMoney